Jogos Olímpicos da Juventude – 6º dia – Vela ? Classe BYTE CII, Gonçalo Pires e Inês Sobral continuam em bom plano | Comité Olímpico Portugal

Em Singapura decorreu o 6º dia dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, onde Portugal está representado por 19 Atletas num total de 10 modalidades. Recorde-se até este momento Portugal já conquistou 3 medalhas, Ouro para Miguel Fernandes (Triatlo Equipas), Prata para Mário Silva (Taekwondo -63kg) e Bronze para Ana Rodrigues (Natação 50m bruços).

Hoje, o mau tempo muita chuva e vento, voltou a marcar presença e a condicionar o desenrolar das provas que faziam parte do programa do dia, obrigando inclusivamente a cancelar a 3ª regata do dia na Vela.

Exactamente por isso, Gonçalo PiresInês Sobral sentiram mais dificuldades em impor as suas grandes qualidades, parecendo hoje que a Inês Sobral reagiu um pouco melhor as estas condições.

Gonçalo Pires, atleta de Silves e que representa o Clube Naval de Portimão, detentor de um excelente palmarés individual onde se realça o titulo nacional de 2008 em Optimist, foi 16º na 1ª regata do dia, ganha pelo K. Tapper (FIN) e registou o 14º na 2ª regata, ganha pelo Alemão H. Haufe. Na classificação Geral provisória, Gonçalo Pires ocupa agora o 10º lugar, mas com muitas regatas ainda pela frente, estando claramente na luta pelos lugares cimeiros que neste momento estão assim ordenados:

Vela, classe Byte CII masculina (após 6 das 15 regatas)

– 1º K. Tapper ( FIN) 25 pts

– 2º F. Haufe (ALE) 27 pts

– 3º WL Choy (SIN) 31 pts

– 10º Gonçalo Pires (POR) 42 pts

Pelo seu lado, Inês Sobral, atleta de Tavira e do Clube Náutico de Tavira, igualmente com excelentes resultados no seu registo, refira-se o vice-campeonato em laser 4.7 em 2009 e o 6º lugar no campeonato do mundo precisamente na classe Byte CII, esteve muito combativa conseguindo um 7º lugar na 1ª regata, ganha pela L. Vadlau (AUT) e um 11º na 2ª regata, esta ganha pela atleta de Singapura M. Yokoyama. Inês Sobral, na classificação geral acumulada está na 17ª posição, mas ainda com muitas regatas pela frente para disputar.

Vela, classe Byte CII feminina (após 6 das 15 regatas)

– 1ª L. Vadlau (AUT) 11 pts

– 2ª C. Stolz (ALE) 21 pts

– 3ª C. Carlsen (DIN) 21 pts

– 17ª Inês Sobral (POR) 63 pts

Na Natação, hoje actuaram Alexis Santos nas eliminatórias dos 200m costas e Ana Rodrigues igualmente nas eliminatórias dos 200m bruços.

Alexis Santos, nadou na 1ª série, tendo conseguindo o 4º lugar com o tempo de 2.07.68, numa corrida ganha pelo nadador da Polónia, M. Wysoczynski com menos 2.88 que o atleta Português. Alexis Santos, atleta do Sporting Clube de Portugal, fez o 13º tempo no agregado e todas as séries e terminou por aqui a sua prestação.

Este Atleta de Lisboa, tem como objectivo continuar a nadar ao mais alto nível, tem em Michael Phelps o seu ídolo, regista no seu curriculum desportivo a semi-final nos CEJ dos 50m e 200m costas em 2009, e nesses mesmos jogos a presença na final dos 4x100m estilos.

Ana Rodrigues, que conquistou para o nosso País, aquela que foi a primeira medalha – bronze nos 50m bruços, marcou presença na 2ª série dos 200m bruços, tendo sido 7ª classificada com o tempo de 2.46.84, não conseguindo o apuramento para esta final. Ana Rodrigues, atleta da Associação Estamos Juntos em São João da Madeira, pelo que já fez nestes Jogos Olímpicos, entra na estrita galeria dos atletas Portugueses que alcançaram medalhas nos Jogos Olímpicos.

Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa na sua habitual análise aos resultados do dia, fez os seguintes comentários: «Estivemos dentro das nossas expectativas. Na vela ainda faltam disputar muitas regatas e está ainda tudo em aberto, quer o Gonçalo Pires ou a Inês Sobral, terão ainda uma palavra a dizer, na natação o Alexis Santos e a Ana Rodrigues, deram o seu melhor novamente, mas gostava que soubessem que estão aqui os melhores atletas do mundo nestas idades e o nível competitivo é muito elevado.

Estes jovens terão certamente um grande futuro se continuarem a trabalhar como até aqui. Aproveito ainda para dizer que amanhã termos em prova muitos atletas, a quem desejo as maiores felicidades. Cá estaremos para os apoiar e proporcionar as melhores condições possíveis. Quero terminar, agradecendo à C. Social Portuguesa o carinho com que nos tem acompanhado, acreditem que tem sido uma motivação suplementar para todos nós».

Amanhã, 21 de Agosto naquele que será o 7º dia de provas destes Jogos Olímpicos da Juventude, competirão os seguintes Atletas Portugueses:

– (Canoagem) K1 Sprint Masc. João Silva e K1 Sprint Femin. Christina Pedroso

– (Ténis de Mesa) Maria Xiao

– (Atletismo) 100m – Final B Carlos Nascimento

– (Vela) Gonçalo Pires e Inês Sobral – têm previstas 3 regatas

Recorde-se que estes Jogos Olímpicos da Juventude decorrerão entre 14 e 26 de Agosto, movimentando cerca de 3600 Atletas, num universo de 204 nações, competindo entre si em 26 modalidades.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais