Jogos Olímpicos da Juventude – 4º dia – Rafael Reis vence no contra-relógio (ciclismo) e Gonçalo Pires continua em 2º na Vela (BYTE CII) | Comité Olímpico Portugal

O 4º dia de provas da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorrerem em Singapura até dia 26 deste mês, foi marcado pelas más condições climatéricas, chuva e vento, que condicionou o desenrolar normal dos Eventos previstos, com excepção às provas disputadas ao início do dia. O mau tempo influenciou sobretudo a vela, obrigando a anular a 3ª regata do dia (5ª no agregado) e condicionando naturalmente as 2 regatas que se realizaram.

O principal destaque do dia, vai para a excepcional prestação do ciclista Rafael Reis, ciclista de Alcobaça, campeão nacional júnior de fundo e contra-relógio, que venceu precisamente a prova do contra-relógio com o tempo de 3.56.64, com uma vantagem de quase 3 segundos para o segundo classificado.

Este excelente resultado foi decisivo para Portugal subir na classificação colectiva, registando após 3 das 7 provas que compõem a atribuição das medalhas, o 11º posto, mas ainda com possibilidade de ter uma palavra importante a dizer.

Um sublinhado, para explicar que o regulamento dos JOJ ao nível do ciclismo não contemplam títulos individuais. As medalhas serão atribuídas às Equipas no somatório das provas do ciclismo: Contra-relógio masculino e feminino, corrida de fundo masculino, cross-country masculino e feminino e BMX Race masculino e feminino.

Classificação Final Contra-Relógio (3.2 km):

1º Rafael Reis (POR) 3.56.64 média de 48.681 km/h

2º J. Macarthy (AUS) +2.99

3º M. Andersen (DEN) +3.76

Na Vela (classe Byte CII), estiveram em acção Gonçalo Pires e Inês Sobral. Como já foi dito, as condições de tempo não foram as melhores, o que condicionou todos os dois atletas, mas parecendo afectar um pouco mais a Inês que registou 25º e um 22º nas regatas do dia o que lhe confere um 20º lugar provisório após as 4 regatas já disputadas.

No sector masculino, Gonçalo Pires, mantém-se nos lugares cimeiros, é segundo com 28 pts, atrás de V. Aaholt das Antilhas Holandesas que regista 14 pts. Gonçalo Pires, hoje foi 14º e 5º nas duas regatas disputadas.

O nadador, Alexis Santos, atleta do Sporting Clube de Portugal, participou na final dos 50m costas, realizando a boa marca de 26.86, sendo 6º classificado, numa prova onde estiveram os melhores nadadores do mundo desta especialidade neste escalão. «Foi uma final muito disputada, dei o meu máximo, estive muito perto das medalhas, foi pena, mas saio com a consciência de que dei tudo», palavras de Alexis Santos após esta final.

No Atletismo, na 1ª série da prova dos 100m, esteve Carlos Nascimento, atleta da Escola do Movimento no Porto. Carlos Nascimento foi 2º classificado com um óptimo tempo de 11.02, só sendo suplantado por D.Bolarinwa (GBR) com a marca de 10.62. Este atleta Português obteve o 10º melhor tempo das eliminatórias o que lhe dará acesso à final B, que se realizará no próximo dia 21 de Agosto.

Patrícia Batista, no remo – atleta do Ginásio Clube Figueirense, concluiu hoje a sua participação nesta edição dos Jogos, conquistando o 3º lugar na final D dos 1000m, com o tempo de 4.16.08.

Classificação da Final D – 1000m

1º CL Chan (SIN) 4.12.58

2º J.Hausberger (AUT) 4.13.73

3º Patrícia Batista (POR) 4.16.08

Mário Santos, Chefe de Missão Portuguesa faz um balanço do dia muito positivo. «Tivemos vários atletas em muito bom nível, continuamos fortes e com vontade de prestigiarmos o nosso País e dignificarmos as modalidades em que competimos. Sabemos que estamos aqui a representar uma geração de atletas e somos embaixadores do desporto Português.».

Amanhã, 19 de Agosto naquele que será o 5º dia de provas destes Jogos Olímpicos da Juventude, competirão os seguintes Atletas Portugueses:

(Triatlo) Miguel Fernandes

(Natação) Ana Rodrigues e Maria Rosa (50m livres) e Gustavo Santa (100m livres)

(Ciclismo) Magda Martins e Rodrigo Gomes

Recorde-se que estes Jogos Olímpicos da Juventude decorrerão entre 14 e 26 de Agosto, movimentando cerca de 3600 Atletas, num universo de 204 nações, competindo entre si em 26 modalidades.?

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais