Jogos Olímpicos da Juventude – 3º dia – Mário Silva, Medalha de Prata Taekwondo (Categoria -63 Kg) | Comité Olímpico Portugal

Mais um dia cumprido em Singapura, o 3º dia de competições nestes primeiros Jogos Olímpicos da Juventude. Dia Grande para Portugal, através de Mário Silva, que conquistou a medalha de Prata no Taekwondo, categoria (-63 kg), numa final disputada com o Coreano D.B Seo, que num combate equilibrado, o venceu por 9/5.

Mário Silva, conseguiu o melhor resultado entre os Atletas Europeus e no seu percurso até à final ultrapassou sucessivamente J.Kiki (BEN) 18/0,V. Arventil (MDA) 5/3, e na Semi-Final, B.Sungu (TUR) novamente por 5/3.

Classificação Final Taekwondo (-63 kg):

Mário Santos, era pelo segundo dia consecutivo um Chefe de Missão Feliz e orgulhoso. «O Mário Silva fez uma prova notável, plena de querer. Este resultado é brilhante, conseguido perante adversários muito fortes, muito bons tecnicamente. A sua determinação foi o segredo do seu êxito, é um atleta muito trabalhador, humilde e terá um grande futuro pela frente». Mário Santos, acrescentou ainda, «este grupo de promissores jovens Atletas, está muito unido e coeso, é fantástico o ambiente que aqui se tem vivido, estes Atletas têm-se superado e dado tudo o que têm».

Presidente do COP, Comandante Vicente Moura, acrescentou ainda, «Parabéns ao Mário Silva, ele é um exemplo de vontade e determinação, é já um óptimo Atleta. Quero ainda reconhecer todo o empenho de todos os Atletas que já competiram, temos tido desempenhos excelentes, naturalmente quero saudar a medalha de bronze da Ana Rodrigues na natação e quero desejar aos próximos jovens a entrar em competição a melhor das sortes e que dêem o seu melhor».

Mário Silva, de 17 anos é Atleta do Sporting Clube de Braga, cidade onde vive. Tem como treinador Joaquim Peixoto desde 1999. A sua estreia em provas Nacionais foi em 2004 e tinha Internacionalmente como melhor resultado até agora o 5º lugar no Campeonato da Europa Júnior em 2009.

Igualmente em excelente plano esteve Gonçalo Pires, na vela, Classe Byte CII, que no primeiro dia de regatas venceu a 1ª e ficou em 8º na segunda, estando provisoriamente num excelente 2º lugar da geral com 9 pts, atrás de V.Aanholt (AHO) que lidera 3pts. Gonçalo Pires, com esta prestação, abre óptimas perspectivas nesta prova, que amanhã terá continuidade com mais 3 regatas.

Destaque ainda para o nadador Alexis Santos que ficou em 2º lugar na sua série dos 50m costas, averbando com um excelente tempo de 26.62 – o 4º melhor no agregado, o que certamente lhe permitira ter uma palavra decisiva na final de amanhã.

Patrícia Batista, no remo, distância de 1000m, obteve na semi-final de hoje o 5º lugar com um bom tempo de 4.19.48, numa série vencida pela T. Cokelj (ESL). Esta Atleta do Ginásio Clube Figueirense estará novamente em acção na final D que se realiza amanhã.

Na Prova de BTT feminina, Magda Martins, classificou-se num óptimo 10º lugar final com 54.19, fazendo uma média de 17.121 km/h, numa prova que teve 15.5 km de extensão, correspondendo a 5 voltas a um traçado de 3.1km. Esta competição teve 32 concorrentes à partida, sendo um top ten, um resultado digno de registo. Venceu esta prova a concorrente da Rep. Checa, K. Kalasova com menos 7.21 que a Magda Martins.

No BTT Masculino, João Leal, atleta do Alcobaça Clube de Atletismo entre 32 competidores, conquistou o 22º lugar, numa prova onde deu tudo o que tinha, mas os seus adversários estiveram em muito bom plano. Num percurso de 21.7 km, 7 voltas de 3.1 km, João Leal obteve a marca de 1.06.56, média de 19.452 km/h, mais 8.14 do vencedor o Colombiano J. Botero.

Ainda na Vela, classe Byte CII, Inês Sobral conseguiu nas duas regatas do dia um 17º e 8º, totalizando 25 pts, o que lhe dá um 11º lugar provisório, a 19 pts do lugar mais baixo do pódio. Inês Sobral, compete novamente amanhã em mais 3 regatas.

Filipa Choon, na Ginástica Artística, realizou uma prestação notável, plena de querer de esforço, dando o seu máximo. Conseguiu um honroso 29º lugar, entre 42 atletas, totalizando 48.300 pts. Os seus parciais foram: 13.150 / 10.700 / 12.400 / 12.050. O pódio nesta disciplina ficou assim ordenado: 1º V. Komova Rus, 2º S. Tan China, 3º C. Ferlito Itália.

Finalmente na Natação, Ana RodriguesMaria Rosa nos 100m bruços, acusaram o esforço dos dias anteriores, recorde-se que Ana Rodrigues, ontem conquistou a medalha de bronze nos 50m bruços e foram 7as. Classificadas nas suas séries, com os tempos de 1.15.31 e 1.16.40, o que não lhes permitiu chegar à respectiva final.

Recorde-se que estes Jogos Olímpicos da Juventude decorrerão entre 14 e 26 de Agosto, movimentando cerca de 3600 Atletas, num universo de 204 nações, competindo entre si em 26 modalidades.

Amanhã, 17 de Agosto naquele que será o 4º dia de provas destes Jogos Olímpicos da Juventude, competirão os seguintes Atletas Portugueses:

Patrocinadores/Parceiros Nacionais