Os primeiros Jogos Mundiais de praia, organizados pela Association of National Olympic Committees (ANOC), têm início dentro de um mês em Doha, cidade capital do Qatar.

São esperados 1240 atletas, em representação de 97 comités olímpicos nacionais, para participar no evento multidesportivo que decorre oficialmente entre 12 e 16 de outubro, mas tem agendadas competições igualmente para o dia 11. Portugal participa com uma missão organizada pelo Comité Olímpico de Portugal, composta por 14 atletas.

Catorze serão também as disciplinas em competição, distribuídas por quatro locais da cidade qatari. O Básquete 3×3, Kitefoil, Natação de águas abertas, Aquatlo, Karaté, Luta, Ténis e Futebol serão disputados em Katara.

As competições de Andebol e Voleibol acontecerão em Al-Gharafa, enquanto Escalada e Skate terão provas na chamada Aspire Zone. Por fim, no Ritz Carlton Canal haverá Esqui aquático e Wakeboard.

Estarão em disputa 350 medalhas.

As equipas mais numerosas serão o Brasil, com 77 atletas, e os Estados Unidos com 75. Com apenas um atleta participante contam-se Argélia, Samoa, Barbados, Bélgica, Cambodja, Camarões, Libéria, Maurícias, Montenegro, Paquistão, Panamá, Singapura e Suriname.

O golfinho Dolphy foi escolhido como mascote dos Jogos Mundiais de praia Qatar 2019.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais