João Vieira conquistou a medalha de bronze nos 50km da Taça da Europa de marcha atlética, em Alytus, na Lituânia, com o tempo de 3:46:38, e conseguiu assim marca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O marchador português junta-se assim a Carla Salomé Rocha (Atletismo); Ana Catarina Monteiro, Diana Durães, Gabriel Lopes e Alexis Santos (todos da Natação); e à embarcação da classe 470 (Vela), entre os atletas que conseguiram marca de qualificação para os Jogos Olímpicos.

 

Mais medalhas

Maria Martins esteve em destaque no GP Minsk de Ciclismo de pista, na Bielorrússia, com a vitória na prova de omnium e um 3.º lugar em scratch. João Matias conseguiu terminar as competições de perseguição, omnium e pontos sempre no 3.º lugar.

Mais dois atletas portugueses conseguiram conquistar medalhas de bronze para o desporto português. O primeiro foi Rui Bragança, classificado na 3.ª posição, no Mundial de Taekwondo, em Manchester, Inglaterra.

Também na Taça da Europa de marcha, em Alytus, na Lituânia, a campeã mundial e europeia dos 50km marcha, Inês Henriques, terminou no 3.º lugar, com a marca de 4:13:57.

 

Atletismo

Ana Cabecinha disputou os 20km da Taça da Europa de marcha, com 1:31:12, e classificou-se no 5.º lugar, tendo ficado a escassos 12 segundos da qualificação olímpica. Edna Barros não terminou a prova.

Na prova masculina dos 20km marcha da Taça da Europa, Miguel Carvalho foi 20.º (1:24:53) e Miguel Rodrigues abandonou.

Nos 50km marcha femininos, Mara Ribeiro terminou no 12.º lugar (4:27:14).

 

Ciclismo

João Matias conseguiu a 5.ª posição na prova de scratch do GP Minsk de Ciclismo de pista. Juntamente com Miguel do Rego, João Matias formou a equipa de Portugal que ficou no 7.º lugar em madison.

 

Esgrima

Onze atletas portugueses participaram na Taça do Mundo de espada, em Paris, França, tendo João Cordeiro obtido a melhor classificação: 57.º.

Num total de 373 participantes, classificaram-se ainda Ricardo Candeias (138.º), Max Rod (232.º), João Sernadas (237.º), Miguel Frazão (239.º), Gonçalo Alves (247.º), Pedro Arede (256.º), Sebastião Lima (291.º), João Cruz (313.º), André Vaz (361.º) e Tiago Bolaños (368.º).

 

Karaté

Hélio Hernandez (-84kg) e Filipe Reis (+84kg) estiveram na prova de K1 em Istambul, Turquia, e ficaram-se pela 1.ª ronda da competição de kumite.

Em kata, Patrícia Esparteiro foi 29.ª.

 

Taekwondo

Joana Cunha (57kg), Nuno Costa (63kg) e Júlio Ferreira (74kg) participaram no Mundial de Taekwondo com idêntica classificação: 9.º lugar.

Classificaram-se igualmente Michel Fernandes (80kg) e Tiago Gomes (-87kg), entre os 17.ºs.

 

Tiro com Armas de Caça

A equipa portuguesa entrou em competição na Taça do Mundo, em Changwon, na Coreia do Sul. Na prova mista de trap, Mariana Serra e José Faria foram 16.ºs classificados, e Ana Rita Rodrigues e João Paulo Azevedo acabaram no 32.º lugar.

Nas competições individuais de trap feminina e masculina, Mariana Serra foi 12.ª, Ana Rita Rodrigues 37.º, José Bruno Faria 22.º, Armelim Rodrigues 41.º e João Paulo Azevedo 48.º.

 

Triatlo

João Pereira e João Silva participaram na prova integrada no Mundial de Triatlo, em Yokohama, no Japão, e ambos abandonaram.

[Foto Federação Portuguesa de Atletismo]

Patrocinadores/Parceiros Nacionais