João Silva, secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), participou, em Marbella (Espanha), na reunião da Comissão de Atletas dos Comités Olímpicos Europeus (COE) em que foi debatido o levantamento da suspensão da RUSADA (agência antidopagem da Rússia) por parte da WADA (Agência Mundial Antidopagem).

Membro da Comissão de Atletas dos COE, João Silva debateu igualmente quais as melhores formas de apoiar e desenvolver a Athlete Charter, uma iniciativa do Comité Olímpico Internacional com o objetivo de dar a conhecer aos atletas os seus direitos, deveres e programas de apoio.

Na reunião ficou também expressa a vontade e necessidade da Comissão dos Atletas dos COE ter uma maior presença nos próximos Jogos Europeus, a acontecer em Minsk 2019. Pretende-se que as comissões de atletas (tanto a europeia como as nacionais) se deem a conhecer melhor e permitam um maior envolvimento, com a criação de novas estratégias de comunicação.

Foi decidido que, durante o 10.º Fórum Europeu de Atletas, todas as comissões de atletas tenham oportunidade de apresentar os seus trabalhos e projetos, assim como partilhar experiências e dificuldades. Esta decisão vai ao encontro de uma reivindicação antiga da CAO.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais