João Pereira conseguiu este sábado o seu primeiro pódio no Campeonato do Mundo de Triatlo WTS, ao terminar em 3º lugar a quarta etapa, na distância Sprint, em Londres. João Silva também conseguiu um excelente 8º lugar, com o tempo de 50:14 minutos, e Miguel Arraiolos foi 26º, com 50:42 minutos.

João Pereira, de 26 anos, concluiu a prova com o tempo de 49:49 minutos, a apenas três segundos do vencedor, o espanhol Mario Mola (49:46) e do sul-africano Richard Murray (49:47).

Foi na reta da meta que o atleta do Benfica garantiu o terceiro lugar, à frente dos irmãos Alistar (49:52) – que ultrapassou ao sprint – e Jonathan Brownlee (49:58), que corriam em casa, e do atual número um do Mundo e campeão mundial de 2008, 1010 e 2013, o espanhol, Javier Gomez Noya (50:00).

Aliás, João Pereira ganhou aos medalhas de ouro, prata e bronze dos últimos Jogos Olímpicos Londres 2012, respetivamente, Alistair Brownlee, Javier Gomez Noya e Jonathan Brownlee,

Este foi o regresso de João Pereira ao Mundial WTS, depois da ausência no Japão e o excelente 9º lugar conseguido na Cidade do Cabo, África do Sul, que permitiu-lhe subir sete lugares entre os melhores do mundo: do 18º lugar para o 11º lugar do ranking mundial. Esta medalha de bronze faz com que atinja agora o 9º lugar do Ranking do Circuito Mundial, tendo também João Silva dado um pulo para o 22º lugar após o 8º posto em Londres.

Declarações João Pereira:
“Nem sei como explicar esta sensação. É espetacular estar ali, a correr lado a lado, com campeões mundiais e olímpicos. E ouvir o público sempre a puxar por nós. Que sensações ótimas tive durante a prova” Fiz uma natação um pouco confusa, mas senti-me bem. No início do segmento de ciclismo existia uma subida, tive um pouco de medo, mas na verdade nunca senti que fui ao limite.
Este 3º lugar estava dentro das minhas expectativas, porque tenho treinado muito e sabia que estava com condições para um bom resultado. Após ter falhado a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2012, comecei a ver o triatlo de alta competição de maneira diferente e, com a ajuda do meu técnico, comecei a trabalhar mais a parte psicológica, física e alguns pormenores para os quais antes não estava tão sensibilizado.
Qualificação olímpica? Não estou a pensar muito nisso. Só quero pensar no trabalho diário.”

Declarações Bruno Salvador (selecionador nacional):
“O João Silva e o João Pereira saíram da natação no primeiro grupo. Na transição ficaram um pouco para trás e integraram o segundo grupo, que começou com 15 segundos de desvantagem, mas foi reduzindo, até se juntar ao primeiro. Sentiram-se bem na corrida e partiram para a luta pelos lugares da frente. O João Pereira garantiu o 3º lugar na reta da meta. Tanto os resultados do João Pereira como os dos João Silva e Miguel Arraiolos foram muito bons e são pontos importantes para nos lançarmos na qualificação olímpica.”

TEXTO: Federação de Triatlo de Portugal

Patrocinadores/Parceiros Nacionais