José Garcia, Chefe de Missão aos Jogos Europeus Baku 2015, decidiu nomear o quatro vezes olímpico João Costa como porta-estandarte da Cerimónia de Abertura da primeira edição dos Jogos Europeus, que decorrem em Baku, capital do Azerbaijão, de 12 a 28 de junho. A cerimónia terá lugar no próximo dia 12, pelas 16h00 de Portugal Continental (20h locais), no Estádio Nacional, que acolherá para além das cerimónias de abertura e encerramento, a modalidade de Atletismo.

Na base da escolha do Chefe de Missão esteve o impressionante currículo do atirador português. “A escolha do João Costa deve-se ao seu currículo desportivo, onde soma vários títulos nacionais e internacionais, em Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa e Taças do Mundo, que alia à carreira profissional, enquanto Militar da Força Aérea”.

João Costa é um dos atletas portugueses com mais presenças olímpicas de sempre, quatro, tendo-se estreado em Sidney, em 2000, onde conseguiu o seu melhor resultado de sempre, um 7º lugar, que repetiria em Londres em 2012, ao qual juntou um 9º lugar, num total de dois diplomas já conquistados no maior evento multidesportivo do mundo. De recordar que o atirador português assegurou há duas semanas a vaga para as provas de Pistola de Ar Comprimido a 10 Metros e Pistola Livre a 50 metros nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, pelo que poderá aumentar para cinco o seu pecúlio de participações olímpicas, passando a ser o segundo atleta português de sempre com mais presenças, a par de Susana Feitor, e atrás do velejador João Rodrigues, que soma seis e que ainda luta por uma vaga para a sua sétima participação nos Jogos,no Brasil.

Neste ciclo olímpico, João Costa conquistou várias medalhas em Taças do Mundo, para além de duas medalhas (prata e bronze) nos Campeonatos de Europa de Bala, uma medalha de bronze no Campeonato da Europa de Ar Comprimido, título de vice-campeão do mundo de Pistola Standard a 25m e vice-campeão na Taça da Europa.

Aos 50 anos, João Costa vê reconhecido o seu percurso de excelência na modalidade de Tiro com a nomeação para transportar a bandeira nacional na cerimónia de abertura destes Jogos Europeus, que recorde-se chegará a Baku de forma original, através do ciclista de aventura Jorge Cristóvão na ação Lisboa2Baku. Esta iniciativa (que foi premiada pelos Comités Olímpicos Europeus como a melhor ação de promoção dos Jogos Europeus) começou no passado dia 10 de abril, com Jorge Cristóvão a partir de bicicleta da Torre de Belém rumo à capital do Azerbaijão, num percurso de cerca de 7.000km, numa forma de homenagear os atletas portugueses que participarão nesta primeira edição dos Jogos Europeus.

Jorge Cristóvão encontra-se neste momento na Geórgia, estando prevista a sua chegada a território azeri já no próximo sábado. No dia 10 de junho terá lugar a cerimónia que marca o fim da aventura, em pleno coração da cidade de Baku, com a presença dos mais altos responsáveis dos Jogos Europeus, assim como do Chefe de Missão José Garcia, que receberá a bandeira portuguesa para a entregar no dia 12 a João Costa.

O atirador português estará presente, amanhã, na apresentação de cumprimentos da Missão Portuguesa aos Jogos Europeus ao Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, que terá lugar no Palácio de São Bento, pelas 15h30.

Artigos Relacionados

Lisboa2Baku
10.04.2015
Lisboa2Baku
18.03.2015
Tiros certeiros
7.03.2015

Patrocinadores/Parceiros Nacionais