O atleta olímpico João Costa conquistou ontem o primeiro lugar no IV Campeonato Iberoamericano de Tiro Desportivo, que se está a realizar em Buenos Aires, Argentina, na disciplina de Pistola Livre a 50 metros, concluindo a final com 193,9 pontos depois de ter amealhado 562 pontos durante a qualificação. O atleta que já marcou presença em quatro Jogos Olímpicos ocupa o 7º lugar do Ranking Mundial e o 1º lugar do Ranking Europeu da disciplina.

Este é o segundo resultado de relevo que João Costa alcança em 2014, depois da medalha de bronze na Final da Prova de Pistola de Ar Comprimido a 10m, do Campeonato da Europa de Ar Comprimido, que se realizou hoje em Moscovo, Rússia, disciplina em que o atleta português ocupa a 5ª posição do Ranking Europeu.

Além do 1º lugar em Pistola Livre a 50 metros, João Costa conquistou neste Campeonato Iberoamericano mais três pódios. Na prova da disciplina de Pistola de Ar Comprimido a 10m, em que ocupa o 3º lugar do Ranking Europeu, conquistou em 1º lugar, com 202,3 pontos, após 578 pontos na qualificação. A este resultado junta-se o 2º lugar, com 575 pontos, em Pistola de Percussão Central e o 3º lugar, com 553 pontos, em Pistola Standard.

O atirador português dá assim continuidade aos resultados alcançados em 2013, ano em que juntou ao seu currículo vários pódios internacionais. Nos Campeonatos da Europa de Bala venceu duas medalhas, uma de prata e outra de bronze, em pistola a 50m e em pistola standard a 25m, em Osijek, na Croácia. O atirador de 48 anos venceu ainda mais duas medalhas em provas internacionais de referência, uma medalha de ouro na Taça do Mundo de Munique e uma medalha de prata na Taça do Mundo de Granada.

Na Taça da Europa de Pistola Standard, disputada em Saint Jean de Marsacq, em França, João Costa foi o mais forte atirador na prova de 25m, conquistando a medalha de ouro.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais