O Porta-Estandarte da Missão Portuguesa à primeira edição dos Jogos Europeus, João Costa, conquistou hoje a sexta medalha para Portugal nestes Jogos, a quarta de prata! O experiente atirador, de 50 anos, quatro vezes olímpico, subiu ao pódio na prova de Pistola de Ar Comprimido a 10 metros.

O atirador português esteve sempre nos lugares da frente ao longo de toda a prova, quer nas qualificações, quer na final. Na fase de apuramento, terminou em 3º com 582 pontos, uma pontuação que regressou a zero para a final com os oito melhores atiradores.

Um a um os finalistas foram sendo eliminados, com João Costa nos lugares de pódio na maioria do tempo, fixando no 2º lugar quando já só estavam os últimos quatro. Chegou a estar em primeiro perto do final, mas o sérvio Damir Mikec acabou por levar a melhor com 201.8 pontos, contra os 201.5 pontos de João Costa. Apenas três décimas impediram de se ouvir novamente o hino nacional em Baku, mas a medalha estava garantida! O pódio foi completado pelo eslovaco Juraj Tuzinsky.

Depois de vários resultados de relevo no último mês, que lhe valeram a conquista de vaga para Portugal para os Jogos Olímpicos Rio 2016, tanto na prova de Pistola Ar Comprimido a 10m, como pistola livre a 50m, João Costa confirma em Baku o seu grande momento com mais uma conquista internacional desta dimensão.

“Foi uma final complicada, com muitas variações na classificação, mas é algo normal. Prefiro andar nos lugares da frente e consegui. Estou muito feliz com o êxito e já estou a pensar na próxima prova”, revelou o atirador quatro vezes olímpico no final da prova.

João Costa irá ainda competir na prova de Pistola Livre a 50m (sábado) e na competição mista, com Joana Castelão, novamente de Pistola de Ar Comprimido a 10 metros (segunda-feira).

Joana Castelão que entrou também hoje em competição, igualmente na prova de Pistola de Ar Comprimido a 10 metros, terminou no 25º lugar, com 375 pontos, ficando fora da final da prova. Para além da prova mista com João Costa, já mencionada, que terá lugar na próxima segunda-feira, Joana compete na Pistola Livre a 25 metros na próxima sexta de manhã.

 

 

Artigos Relacionados

Morrer na praia
27.06.2015
Lisboa2Baku
10.04.2015
Tiros certeiros
7.03.2015
Tiro
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais