A jovem esquiadora nacional Joana Lopes viu hoje confirmada a sua presença nos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno que se realizam a partir de amanhã em Lillehammer, na Noruega. A atleta portuguesa, que era a primeira suplente feminina no esqui alpino, viu garantido o seu apuramento depois de uma lesão de outra esquiadora. Curiosamente a esquiadora lusa acaba por beneficiar de uma lesão de uma adversária, quando foi também uma lesão grave que a afastou das competições e impediu de conquistar os pontos necessários ao apuramento.

Nascida em abril de 1998, Joana Lopes tem atualmente 17 anos e começou a competir aos 4 anos. É atualmente atleta do Clube Nacional de Montanhismo de Portugal e conta já no seu currículo com alguns títulos como o de Campeã Nacional 2012/2013 e Campeã da Andaluzia em 2011/2012 e 2012/2013, destacando-se também o 4º lugar na FIS Race Chile.

Devido a esta confirmação em cima da hora a atleta apenas chegará a Lillehammer amanhã, ficando assim impedida de participar em duas das disciplinas do Esqui Alpino: Super-G e Combinado. Assim sendo Joana Lopes entrará em prova na terça-feira no Slalom Gigante e na quinta-feira em Slalom. Consulte o calendário dos atletas portugueses abaixo.

A Missão Olímpica aos próximos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, vê assim aumentado o seu número para dois atletas, juntando-se Joana Lopes ao outro esquiador luso em prova, Andrea Bugnone. Fazem ainda parte da comitiva o Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno e Presidente da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno de Portugal (FDI), Pedro Farromba, e Sérgio Figueiredo, Diretor Técnico Nacional, que será responsável pelo acompanhamento técnico dos atletas.

Esta é a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, depois de Innsbruck, na Áustria, ter acolhido a edição inaugural, num evento que não contou com a presença de atletas portugueses. São esperados cerca de 1100 jovens atletas, os futuros campeões de amanhã dos desportos de inverno, que irão competir em sete modalidades. 22 anos depois de ter recebido os Jogos Olímpicos de inverno, esta cidade norueguesa volta a ser o centro dos desportos de inverno mundial ao longo de 10 dias.

 

Calendário dos Atletas Portugueses (Hora de Portugal)

13 de fevereiro (Sábado)
11:00 – Andrea Bugnone – Super-G Masculino

14 de fevereiro (Domingo)
10:30 – Andrea Bugnone – Combinado Masculino / Super-G
13:30 – Andrea Bugnone – Combinado Masculino / Slalom

16 de fevereiro (Terça-Feira)
09:00 – Joana Lopes – Slalom Gigante Feminino / 1ª Manga
11:30 – Joana Lopes – Slalom Gigante Feminino / 2ª Manga

17 de fevereiro (Quarta-Feira)
09:00 – Andrea Bugnone – Slalom Gigante Masculino / 1ª Manga
11:30 – Andrea Bugnone – Slalom Gigante Masculino / 2ª Manga

18 de fevereiro (Quinta-Feira)
09:00 – Joana Lopes – Slalom Feminino / 1ª Manga
11:30 – Joana Lopes – Slalom Feminino / 2ª Manga

19 de fevereiro (Sexta-Feira)
09:00 – Andrea Bugnone – Slalom Masculino / 1ª Manga
11:30 – Andrea Bugnone – Slalom Masculino / 2ª Manga

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais