A segunda medalha da história dos Mundiais de Canoagem em distâncias olímpicas foi assegurada este fim-de-semana por Fernando Pimenta no Campeonato do Mundo da modalidade que se disputou em Milão, Itália. O canoísta de Ponte de Lima conseguiu a medalha de bronze na prova de K1 1000m e carimbou assim o passaporte para os Jogos Olímpicos Rio 2016, naquela que era a principal prova de qualificação da modalidade.

O dinamarquês Rene Holten Poulsen venceu o título mundial, ao concluir a regata em 3.25,815 minutos, com uma vantagem de 0,483 e 0,72 segundos sobre o checo Josef Dostal, segundo classificado, e Fernando Pimenta, terceiro.

 

Seis atletas apurados para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Para além do apuramento de Fernando Pimenta em K1 1000m para os Jogos Olímpicos do próximo ano, a canoagem portuguesa conseguiu apurar mais 5 atletas. O K4 1000m apurou-se graças ao 5º lugar na final do Mundial, numa tripulação composta por Fernando Pimenta, Emanuel Silva (que se torna no canoísta luso com maior número de presenças de sempre em Jogos Olímpicos, naquela que será a sua 4ª) e os dois estreantes no maior evento multidesportivo do mundo, João Ribeiro e David Fernandes. É o regresso de Portugal a esta prova 24 anos depois!

O apuramento do K4 garante a possibilidade de Portugal competir em todas as provas, do K1 ao K4, estando a participação apenas dependente de decisão técnica.

Na vertente feminina, Teresa Portela conseguiu o apuramento no K1 500m, depois de ter sido 9ª na final A da prova no Mundial, acabando por assegurar a vaga olímpica graças a realocação de vagas. O mesmo se verificou no C1 200m, com Hélder Silva a beneficiar de realocação de vagas depois de ter sido 8º na final da prova neste Mundial de Milão. Será a estreia do canoísta nos Jogos Olímpicos e que marca o regresso de Portugal às canoas no maior evento multidesportivo do mundo depois de 20 anos de ausência.

Falhou o apuramento o K4 500m Feminino, em que se depositavam também grandes esperanças. Contudo, poderá ainda ser possível nas provas continentais no próximo ano aumentar o contingente da modalidade na vertente feminina, através do K2.

Com estes seis atletas apurados, continua a crescer a Missão Portuguesa que tem apurados, para além da Canoagem, o Futebol Masculino,  Vela (49er – Jorge Lima e José Costa – e Laser – a definir), Tiro (Pistola de Ar Comprimido a 10m Masculino e Pistola a 50m Masculino – João Costa) e Natação (200m estilos – Alexis Santos e Diogo Carvalho).

Artigos Relacionados

Canoagem
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais