Gustavo Simões conquista bronze | Comité Olímpico Portugal

Gustavo Simões marcou a história da Ginástica nacional ao ganhar a medalha de bronze no Cavalo com Arções, nas finais da Taça do Mundo de Ginástica Artística, no Centro de Alto Rendimento de Anadia. O ginasta da seleção nacional executou o exercício com precisão e acabou com 14,600, em ex aequo com Eduard Shaulov do Uzbequistão. A prova foi dominada com surpresa pelo colombiano Johnny Perez, que se tinha qualificado em 5º e que acabou por deixar o medalhado com bronze olímpico Max Withlock em 2º lugar.

No final da prova, Gustavo referiu estar muito satisfeito com a medalha e com o trabalho desenvolvido – “Estou muito contente com a minha prestação. Trabalhei muito para não falhar na execução e consegui. Quando estamos em casa, o ambiente nas bancadas deixa-nos sempre um pouco nervosos mas também muito motivados para fazermos o melhor. Participo em Taças do Mundo desde 2009 e esta é sem dúvida uma das mais competitivas.”

Gustavo Simões é treinado por José Augusto Dias, no Lisboa Ginásio Clube. Estudante de Dietética e Nutrição, começou na Ginástica aos 5 anos, e tem já no seu currículo internacional mais 3 medalhas, 2 como júnior no Campeonato da Europa em 2008, Bronze no All Around e Prata nas Argolas, e na Taça do Mundo em Estugarda, em 2009, Bronze nas Argolas, já como sénior. Simões integra a seleção nacional desde os 12 anos e é o atual campeão nacional em All Around e Cavalo com Arções.

Também Filipa Martins conseguiu um excelente resultado para a ginástica nacional, atingindo o 6º lugar na final de Trave, dois meses após ter conseguido a medalha de bronze na Taça do Mundo em Liubliana, mas na prova de Solo. A ginasta confirma assim a sua valia e o excelente momento de forma que atravessa, somando resultados de destaque a nível internacional na modalidade.

 

TEXTO: Federação de Ginástica de Portugal

FOTOS: Carlos Alberto Matos/FGP

Patrocinadores/Parceiros Nacionais