O Presidente da Republica do Azerbaijão, Ilham Aliyeva, acendeu este fim-de-semana a Tocha dos Jogos Europeus Baku 2015 durante uma cerimónia que decorreu num antigo templo em Ateshgah, Baku.

Também presente na cerimónia esteve a Primeira-Dama do Azerbaijão e Presidente do Comité Organizador dos Jogos Europeus Baku 2015 (BECOG), Merhiban Alieyva, o Presidente dos Comités Olímpicos Europeus (COE), Patrick Hickey, juntamente com outros 150 convidados.

Para Ilham Aliyeva o percurso da Tocha será “uma jornada inspiradora por todo o Azerbaijão, conduzida pelos portadores da Tocha que representam toda a população do Azerbaijão. Esta jornada irá mostrar ao mundo a beleza natural do nosso país e irá envolver toda a população no espírito dos Jogos Europeus, um espírito de união e celebração do desporto.”

O Presidente dos COE elogiou o Azerbaijão e todos os preparativos para Baku 2015 afirmando que “os Valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito estão perfeitamente expressos durante o percurso da Tocha. Passando a Tocha de mão em mão num gesto de colaboração, os portadores da Tocha irão transmitir uma mensagem de paz, amizade e celebração do desporto.”

Após acender a Tocha de Baku 2015 o Presidente da República do Azderbaijão entregou-a à azeri Rafiga Shabanova, Campeão Olímpica de Andebol pela URSS em Montreal 1976, que se tornou a primeira portadora da Tocha de uns Jogos Europeus e que deu início ao percurso que terminará no dia 12 de junho na Cerimónia de Abertura de Baku 2015.

O primeiro dia de viagem da Tocha ficou marcado pela viagem de avião até à Republica Autonoma de Nakhcgivan, um dos locais habitados mais antigos do Azerbaijão.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais