Portugal aumenta para três o número de medalhas asseguradas em Baku. Esta manhã, Fernando Pimenta, foi 2º classificado na final de K1 1000m Masculino, conquistando assim a medalha de prata, a segunda para Portugal, depois de idêntico feito ontem de João Silva no Triatlo. De recordar que uma terceira medalha está assegurada para Portugal nesta primeira edição dos Jogos Europeus, falta determinar se de ouro ou prata, na final que hoje se disputa na competição de Equipas Masculinas de Ténis de Mesa, onde Portugal defrontará a França.

Na pista de Mingachevir, a 300 km de Baku, Fernando Pimenta arrancou muito forte e dominou a prova quase até ao seu final, quando viu o alemão Max Hoff, recordista do mundo da distância, ultrapassá-lo nos metros finais. Hoff concluiu a prova em 3.28,205, deixando Pimenta a 216 milésimos e o dinamarquês Rene Poulsen a 658. O pódio foi o mesmo dos Europeus de maio, na República Checa, com a diferença de o português ter subido de bronze, em Racice, para prata, em Mingachevir.

No final, Fernando Pimenta manifestou o seu contentamento, embora reconhecendo que poderia ter alcançado o ouro. “Fico satisfeito pela prova que fiz e pelo lugar alcançado. Mesmo sabendo que fiquei a 200 milésimos de segundo do vencedor. Se tivesse acreditado um pouco mais, se calhar conseguia ganhar, mas o alemão ainda está num patamar superior. Ainda ontem bateu o seu recorde do mundo”.

O canoísta português tem outro desafio já amanhã e deixou também uma mensagem aos restantes atletas da Missão. “Espero que esta medalha sirva de entusiasmo para a equipa nacional (de canoagem) e restante equipa lusa nos Jogos Europeus. Foi com agrado que vi o João Silva conseguir a medalha de prata. Deu-me outra motivação. É uma medalha bonita e se um português já tinha conseguido, eu também podia. Agora gozar o momento até ao final da manhã, depois recarregar baterias. À tarde treino ligeiro para ganhar novamente a sensação do K4. Amanhã é outro dia. Esperamos estar os quatro super-motivados e carregados da energia positiva dos portugueses”.

Na outra final do dia com portugueses, a dupla Emanuel Silva/João Ribeiro, em K2 1000m Masculino, não foi feliz e terminou no último lugar. Amanhã voltarão a competir, juntamente com o medalhado Fernando Pimenta e David Fernandes, na final de K4 1000m Masculina.

 

Portugal disputa cinco finais A no último dia da Canoagem nos Jogos Europeus

Para além das duas finais hoje disputadas, Portugal conseguiu o apuramento para mais duas finais A e uma final B, que se disputarão amanhã, e que se juntam às duas finais A já asseguradas ontem (K4 1000m Masculino e K1 500m Feminino) e à final direta de K1 5000m, onde estará Fernando Pimenta.

Nas provas de hoje, o destaque vai para a grande prestação de Hélder Silva em C1 200m, que venceu a sua eliminatória, numa Heat que contava com atletas com vários títulos internacionais de relevo, conseguindo assim apuramento direto para a Final A, sem ter que disputar a Semi-Final.

A outra final A hoje assegurada foi a do K2 200m, onde Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes foram segundas na sua semi-final (depois de um 4º lugar na fase de eliminatórias), marcando lugar para a prova decisiva de amanhã.

Quem amanhã terá duas finais para disputar é Teresa Portela. Porém, desta feita não logrou apuramento para a Final A mas sim para a B, dado que o 5º lugar na sua semi-final no K1 200m não lhe dá acesso à luta pelas medalhas. Isto depois de ter sido 2ª na sua heat na fase de eliminatórias.

Por fim, nota para a participação do ainda júnior Diogo Lopes, que ficou em 9º e último no K1 200m na semi-final da prova, depois de um 5º lugar na fase de eliminatórias, na Heat 2. O canoísta ficou assim eliminado das Finais A e B e terminou a sua participação nos Jogos Europeus.

Calendário de finais de Canoagem para amanhã, último dia da modalidade nestes Jogos Europeus (Horas de Portugal Continental; +4 no Azerbaijão):

– 7h12 – Final A K1 500m Feminino – Teresa Portela

– 7h25 – Final A K4 1000m Masculino – Emanuel Silva, Fernando Pimenta, João Ribeiro e David Fernandes

– 11h05 – Final B K1 200m Feminino – Teresa Portela

– 11h25 – Final A C1 200m Masculino – Hélder Silva

– 11h35 – Final A K2 200m Feminino – Beatriz Gomes e Joana Vasconcelos

– 13h05 – Final K1 5000m Masculino – Fernando Pimenta

 

Ginástica Artística despede-se de Baku

Em Baku chegou hoje ao fim a participação portuguesa nas competições de Ginástica Artística Feminina e Masculina. Na competição por equipas, a equipa masculina, composta pelos ginastas Simão Almeida, Vasco Barata e Bernardo Almeida, encerrou a sua participação em 21º lugar com um total de 157.830 pontos subindo assim 2 lugares na tabela classificativa.
Na competição individual estes prestaram provas nos restantes três aparelhos: Saltos, Paralelas Simétricas e Barra Fixa. Nas Paralelas Simão Almeida foi 25º classificado com 14.300 pontos, Vasco Barata foi 53º classificado com 13.266 pontos e Bernardo Almeida foi 56º com 13.166 pontos. Nos Saltos, Simão Almeida obteve 14.233 pontos, Bernardo Almeida obteve 13.333 pontos e Vasco Barata alcançou 12.900 pontos. Na Barra Fixa, Vasco Barata obteve o 47º lugar com 13.433 pontos, Simão Almeida o 64º com 12.800 pontos e Bernardo Almeida foi 70º com 12.333 pontos.

Mariana Pitrez também encerrou hoje a sua participação nestes primeiros Jogos Europeus classificando-se no All-Around em 67º lugar com 45.432 pontos, prova que contou com 76 participantes.

Na Trave classificou-se em 75º lugar com 10.066 pontos entre 80 ginastas e no Solo finalizou a prova em 64º lugar com 11.433 pontos entre 78 ginastas.

As provas não correram como previsto para os ginastas lusos ficando assim fora das finais tanto no All-Around como na competição individual por aparelhos.

 

Liliana Santos perde nas repescagens

Nas Lutas Amadoras, hoje foi o dia da prova de -48kg com a portuguesa Liliana Santos. A lutadora lusa não foi mais feliz que os seus colegas da modalidade até ao momento em Baku e também caiu na primeira ronda ao perder o combate frente à azeri Mariya Stadnik por 4-1 devido a superioridade técnica. Porém, Liliana foi ainda repescada, voltando a ter oportunidade de lutar em Baku. Voltaria a perder, agora por 0-3 (0-7 em pontos técnicos) com a francesa Sabatie e não alcançou a luta para o bronze.

Artigos Relacionados

Morrer na praia
27.06.2015
Canoagem
1.02.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais