Faltam 1000 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Este sábado, no Japão, a data será assinalada com a realização de um evento na avenida principal do distrito de Nihonbashi, transformado num espaço desportivo, para apresentação das disciplinas que entrarão no programa olímpico.

Um pouco mais longe do centro da capital, em Enoshima, local escolhido para as competições de vela, disputam-se regatas de teste que fazem parte da Semana Olímpica, iniciada na sexta-feira, 27 de outubro.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 terão lugar em 39 instalações desportivas (8 novas, permanentes, 23 já existentes e 8 temporárias), localizadas primordialmente em duas áreas centrais, e prevê-se que a conclusão das obras em curso aconteça no tempo programado, entre março e dezembro de 2019. Entretanto, as instalações destinadas ao badminton e à esgrima, na Floresta Musashino, foram finalizadas em março de 2017.

Tóquio 2020 já recebeu a vista de 30 Comités Olímpicos Nacionais e o comité organizador tem em curso um conjunto variado de ações, que no total atingirá as 14.000. Mais de 4.000 escolas japonesas aderiram ao programa de educação Tóquio 2020.

Até à data, foram recuperados 740.000 smartphones e 251 toneladas de dispositivos eletrónicos como parte do projeto eco-responsável para o fabrico de medalhas olímpicas com metais reciclados. No início da semana, a presidente do Município de Paris, Anne Hidalgo, juntou-se ao movimento, doando o seu antigo telefone a Yuriko Koike, governador de Tóquio.

No total, Tóquio 2020 tem mais de um milhão de fãs nas redes sociais Facebook, Instagram, LINE, Twitter e YouTube.

O concurso nacional lançado para o projeto de mascotes dos Jogos recebeu 2.042 propostas. Cerca de 6,5 milhões de estudantes do ensino primário votarão para eleger as mascotes, que serão apresentadas em março de 2018.

Na área do marketing, o National Partners Program reúne atualmente 44 patrocinadores e o catálogo de produtos oficiais oferece 390 artigos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais