Patrick Baumann, secretário-geral da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e membro do Comité Olímpico Internacional (COI), faleceu no domingo em Buenos Aires, aos 51 anos.

“É um grande choque, é muito duro. É muito difícil acreditar nesta terrível notícia”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach. “Perdemos um líder jovem e compreensivo, cheio de esperança, que defendia o futuro do desporto. Os nossos pensamentos estão com a sua esposa, filhos e família.”

Em memória de Patrick Baumann, a bandeira olímpica encontra-se a meia haste, tanto na sede do COI, em Lausana, na Suíça, como em Buenos Aires, Argentina, sede dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Nascido em Basileia, Suíça, Baumann era membro do COI desde 2007 e secretário-geral da FIBA desde 2002, tendo sido um dos grandes impulsionadores da variante de basquetebol 3×3, introduzido na anterior edição dos Jogos Olímpicos da Juventude e que terá lugar pela primeira vez no programa dos Jogos Olímpicos em 2020, em Tóquio.

O dirigente suíço era também presidente da Comissão de Coordenação dos próximos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, que se realizam em Lausana, em 2020.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais