Faleceu aos 90 anos José Aires Garcia Alvarez, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP) durante os Jogos de Montreal 1976 e Moscovo 1980.

Presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) por duas vezes, em 1968 e no período 1971-73, José Aires Garcia Alvarez teve a sua carreira desportiva sempre ligada à modalidade, na qual desempenhou várias funções, tanto na área dirigente, como na do treino. Foi vice-presidente do Ginásio Clube Português, entre outros cargos, diretor do Departamento Gímnico e diretor coordenador das Atividades Desportivas Amadoras do Sporting Clube de Portugal. Foi presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Judo.

Militar de profissão, José Aires Garcia Alvarez foi distinguido pelo ministro da Educação com a Medalha de Mérito Desportivo (Bons Serviços), em 1990; e recebeu do COP o Diploma de Mérito Desportivo (1976) e a Medalha de Amizade (1993). Possuía o estatuto de Sócio de Mérito da FGP, tendo sido distinguido igualmente com o Colar de Valor, Mérito e Bons Serviços (1982), e as medalhas de Mérito e Bons Serviços (1968) e Bons Serviços (1967).

José Aires Garcia Alvarez foi comentador especializado em Ginástica em diversos órgãos de comunicação social (imprensa e televisão).

O funeral sai esta sexta-feira, às 10h00, da Igreja da Força Aérea, em Lisboa, para o cemitério de Mem Martins, em Sintra.

À família enlutada o Comité Olímpico de Portugal apresenta sentidas condolências.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais