A Câmara Municipal de Lisboa (CML) inaugurou no passado dia 15 de julho no Torreão Poente do Terreiro do Paço, uma exposição sobre os desportos náuticos no rio Tejo, denominada “Rio Abaixo-Rio Acima, Ontem e Hoje”.

A mostra organizada pela CML, em parceria com o Museu Nacional do Desporto- Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), marca o arranque da programação da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, afirmando a importância do desporto também como fenómeno cultural e de projeção da capitalidade atlântica de Lisboa.

A exposição retrata o estuário do Tejo como espaço de navegação partilhado por grandes navios de carga e de passageiros, cacilheiros, mas também por desportos e lazeres náuticos. Ilustra momentos relevantes da história das várias modalidades náuticas (vela, remo e natação) ao longo do tempo, desde o século XIX até aos dias de hoje, enriquecida com o espólio de vários parceiros ligados à náutica no rio Tejo.

A mostra (bilingue), que tem entrada gratuita, estará patente até dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 12h às 20h.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais