A Exposição Olímpica “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal” foi inaugurada este sábado, em Setúbal.

Esta foi mais uma iniciativa enquadrada no programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” e organizada pelo Comité Olímpico de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal.

Nesta cerimónia, que contou com cerca de 140 pessoas, marcaram a presença diversos atletas Olímpicos de diferentes gerações e participantes em várias edições dos Jogos Olímpicos, destacando-se os setubalenses Armando Aldegalega, Edi Maia e Tiago Venâncio.

A Vice-Presidente do COP, Rosa Mota, destacou a importância da iniciativa, que contou com a presença do vereador do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social, Pedro Pina, do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio 2016, José Garcia, Mário Quina Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal.

Com a preocupação de divulgar o trabalho de preservação e salvaguarda da história e da memória do movimento olímpico em Portugal, a mostra reúne um conjunto de fotografias do arquivo do COP, que nunca tinham sido exibidas, mascotes olímpicas e peças emblemáticas da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos como as camisolas de Francisco Lázaro, Rosa Mota e Carlos Lopes, e as sapatilhas utilizadas por Nelson Évora nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A exposição estará patente até 30 de maio, podendo ser vista de terça a sexta-feira das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 e aos sábados das 14:00 às 18:00, na Galeria Municipal do 11, no antigo Quartel do 11, na Av. Luisa Todi, em Setúbal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais