Será inaugurada no próximo sábado, pelas 18h00 a Exposição Olímpica “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal” que estará patente na Galeria do Onze, em Setúbal, entre 30 de abril a 30 de maio.

Enquadrada no âmbito da programação ofícial de “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” esta exposição visa dar a conhecer, a todos os interessados, algumas das imagens mais marcantes da pratica desportiva nacional e do olimpismo em Portugal.

Pela primeira vez, estarão expostas diversas provas fotográficas originais oriundas do projeto de tratamento, organização e conservação do Arquivo Fotográfico do Comité Olímpico de Portugal. Uma coleção ofícial de cartazes de todas as edições de verão dos Jogos Olímpicos e diversos exemplares de Mascotes Olímpicas; a pétala que transportou a chama olímpica e a Tocha dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 estarão também presentes.

Pretende-se ainda através de imagens e objetos prestar uma homenagem aos nossos Campões Olímpicos e a todos os Atletas Olímpicos, nomeadamente aos de Setúbal, que desde 1912 têm representado Portugal nos Jogos Olímpicos. “Memórias e Vitórias de Portugal” estarão assim patentes em variadas imagens, esculturas e objetos representativos da nossa história olímpica.

O projeto de tratamento, organização e conservação do Arquivo Fotográfico do COP tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a exposição conta com o apoio da Fundação Milleniunn BCP.

Patente de 30 de abril a 30 de maio, a exposição pode ser vista de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00, na Galeria Municipal do 11, no antigo Quartel do 11, na Av. Luisa Todi, em Setúbal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais