Não começou da melhor maneira a participação de Catarina Carvalho no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) de inverno 2015. A jovem esquiadora das Caldas da Rainha esteve bastante infeliz na prova de Slalom feminino que teve lugar esta manhã no Liechtenstein.

Na primeira corrida teve uma queda que a atirou para o último lugar de entre as 72 (de 86) esquiadoras que terminaram esta fase inicial do Slalom, a mais de 26 segundos da líder na altura e muito longe da 71ª classificada da geral. Infelizmente, Catarina Carvalho voltaria a cair na segunda corrida, mas desta vez uma queda que a fez falhar uma porta e a deixou fora da competição.

A prova foi ganha por Leona Popovic da Croácia, sendo o pódio completado por uma esquiadora austríaca seguida de uma suíça.

Esta não foi a estreia desejada pela esquiadora nacional, que explicou ao sítio do COP os motivos da prova menos conseguida. “Hoje foi um dia de mudança. Foi o dia em que percebi que não chega saber fazer correctamente a técnica, mas sim, saber adaptar o nosso esqui às condições meteorológicas e, principalmente, às condições da neve. Não sinto que falhei. Apesar de ter caído na primeira manga e não ter terminado a segunda, tudo isto serviu de aprendizagem para uma próxima e, acima de tudo, deu-me mais motivação e vontade para treinar e não basear os treinos apenas na técnica mas sim na adaptação ao gelo.”

Apesar da infelicidade de hoje, Catarina Carvalho não baixa a cabeça. “Fazer Slalom em placas de gelo despertou em mim várias sensações…posso começar por referir “receio” mas acabo em “ousadia”. Esta última advém sobretudo do facto de eu sentir que me superei a mim mesma, numa perspectiva em que houve momentos em que me apetecia desistir mas ainda assim senti que esta oportunidade era única e eu não ia de todo desperdiçá-la. Embora amanhã o “gelo” esteja presente outra vez, a garra e a coragem irão sobrepor-se acima de tudo.”

Catarina Carvalho regressa à pista de Malbun, no Liechtenstein, já amanhã, para a prova de Slalom Gigante Feminino.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais