O Comité Olímpico de Portugal (COP) recebeu parte do espólio de José Capelo Franco Frazão – 1.º Conde de Penha Garcia, através do seu sobrinho-bisneto Filipe Carmo Ferreira.

Importante figura do movimento desportivo nacional, que esteve na génese do Movimento Olímpico em Portugal, José Capelo Franco Frazão nasceu a 11 de janeiro de 1872, em Capinha, aldeia da Beira Baixa, no concelho do Fundão. Por decreto de 29 de Janeiro de 1900 do rei D. Carlos I de Portugal foi-lhe atribuído o título de 1.º Conde de Penha Garcia. De 1909 a 1912 foi o presidente da Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, passando a exercer funções de membro do Comité Olímpico Internacional (COI) até janeiro de 1940, data em que resignou. Veio a falecer a 25 de abril de 1940.

Do espólio entregue ao COP fazem parte alguns livros, publicações, fotografias e correspondência recebida, onde se destaca uma carta do então presidente do COI, o Conde Henri de Baillet-Latour, sucessor de Pierre de Coubertin nessas funções entre 1925 e 1942.

O espólio irá ser preparado e posteriormente digitalizado para ser disponibilizado à consulta pública através do Portal do Arquivo Histórico do COP.

No momento simbólico da entrega do espólio estiveram presentes Filipe Carmo Ferreira, o presidente do COP, José Manuel Constantino, e a diretora do Departamento de Estudos e Projetos, Rita Nunes.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais