A equipa sénior de Ginástica Artística Masculina conquistou ontem no Campeonato Europeu de Ginástica Artística Masculina, que decorre em Sófia, na Bulgária, a qualificação para os Jogos Europeus Baku 2015, classificando-se na 18ª posição da tabela, com 238.362 pontos, entre as 35 equipas em prova.

Portugal foi representado pelos ginastas Simão Almeida, Francisco Fragoso, Tiago Bessa, Gustavo Simões e Tiago Barbosa, que competiram a nível individual e também por equipa.

“Esta é uma equipa em renovação. O Simão Almeida e o Gustavo Simões são os únicos ginastas com experiência e ainda assim conseguimos a 18ª posição. Em Montpellier, no último Europeu, fomos 12ºs, o melhor resultado de sempre, desta vez conseguimos o meio da tabela. Acima de tudo, viemos também para preparar o Campeonato do Mundo que aí vem. Queremos alcançar o difícil objetivo de ficar entre os 24 melhores do mundo”, afirmou Pedro Almeida, treinador da Seleção Nacional.

Simão Almeida foi o ginasta mais consistente e que hoje mais se destacou. O ginasta luso realizou exercícios em 4 aparelhos. Nas Argolas, Simão Almeida assegurou 14.133 pontos, nas Paralelas, 13.966 pontos e no Solo 13.700 pontos. Contudo, a sua melhor nota foi em Saltos, aparelho onde em 2012 Simão Almeida se lesionou e que lhe custou 1 ano e meio de recuperação. “ Felizmente a minha prova correu muito bem. Consegui cumprir todos os objetivos a que me tinha proposto e estou satisfeito por isso. Até voltei a fazer Saltos no Cavalo, aparelho onde me lesionei!” afirmou o ginasta.

Gustavo Simões foi o único ginasta luso a realizar exercícios nos 6 aparelhos. O ginasta totalizou 79.999 pontos sendo o 12ç classificado na Tabela de All-around. A sua melhor nota foi nas Argolas, 14.500 pontos. Seguiu-se o Solo, com 13.966 pontos; o Cavalo com Arções, com 13.300 pontos, as Paralelas com 13.333; os Saltos com 12.600 pontos e por fim a Barra Fixa, com 12.300 pontos.

“O dia não foi muito positivo para mim. Tive uma falha na Barra Fixa e no Cavalo com Arções, que por norma não me acontecem. Não sei se foi cansaço ou azar, mas de facto estive em dia não. Em termos de equipa conseguimos o apuramento mas ainda queríamos melhor”, confessou Gustavo Simões.

De referir ainda a prova de Tiago Barbosa que, pela 1ª vez Sénior, conseguiu 2 bons resultados nos aparelhos em que prestou provas: Solo com 13.933 pontos e Cavalo com Arções, com 12.800 pontos.

Tiago Bessa esteve também em prova, realizando exercício em Saltos (12.800), Paralelas (12.900) e Barra Fixa (13.133).

A completar a equipa da Seleção Nacional Sénior esteve Francisco Fragoso que assegurou 12.766 pontos nas Argolas e 11.166 pontos na Barra Fixa.

Com o apuramento da equipa de Ginástica Artística Masculina, que será composta por três elementos, são já 10 os atletas que marcarão presença em Baku 2015, depois de conquistada uma vaga em Ginástica Artítica Feminina, duas vagas nos Trampolins Masculinos, duas nos Trampolins Femininos e duas em Ginástica Aeróbica, mista.

 

Texto: Federação de Ginástica de Portugal
Créditos Foto: Carlos Alberto Matos/FGP

Patrocinadores/Parceiros Nacionais