Portugal conquistou a sua primeira medalha nos 3ºs Jogos da Lusofonia ao segundo dia de competição. A equipa masculina de Ténis de Mesa, composta por André Silva, Jorge Costa, Dinis Cunha, Diogo Pinho e Diogo Silva conquistou a medalha de prata, após ter perdido no jogo decisivo frente à formação da casa, a Índia, por 1-3.

O dia começou com duas vitórias para a equipa masculina de Ténis de Mesa, ambas por 3-0, a primeira frente a Angola e a segunda frente a Macau. Com estes resultados, Portugal entrou para o último jogo com registo imbatível, assim como a Índia, ambas com 3v-0d. A equipa que vencesse o derradeiro jogo iria conquistar o ouro.

Fortemente apoiada pelo seu público e a atravessar excelente momento de forma, a formação da Índia levou a melhor sobre os mesatenistas lusos, vencendo por 3-1 e conquistando assim o ouro. Portugal esteve em excelente nível, quedando-se com a medalha de prata. O bronze foi para a equipa do Sri Lanka, com o registo de 2v-2d.

Nas equipas femininas, Portugal não teve a mesma sorte. Depois de duas vitórias ontem, a equipa composta por Joana Afins, Joana Mota, Marta Santos, Patrícia Maciel e Raquel Andrade, não conseguiu manter a chama vitoriosa, perdendo os dois embates que disputou hoje. Primeiro frente a Macau, por 1-3, e depois frente à Índia, por 0-3.

Com estes resultados, a Índia venceu o ouro, com registo imbatível (4v-0d), seguido de Sri Lanka (prata) e Macau (bronze), ambos com o registo de 2v-2d. Portugal teve o mesmo registo, porém, perdeu no desempate feito por sets ganhos (Sri Lanka venceu 9 contra 7 de Macau e Portugal) e confronto direto, no caso do desempate com Macau dado o mesmo registo de sets ganhos.

Esta terça-feira terá início a competição de pares. Na prova de Pares Mistos, Diogo Pinho e Joana Fins defrontam um par do Sri Lanka pelas 20h30. Jorge Costa e Marta Santos defrontam à mesma hora outro par do Sri Lanka, enquanto que André Silva e Patrícia Maciel obtiveram um bye na primeira ronda desta competição, passando imediatamente à fase seguinte. Pelas 21h00, Diogo Silva e Joana Mota entram em competicao contra um par Macaense.

Nos pares masculinos, pelas 16h45, tanto a dupla Diogo Silva/André Silva, como Jorge Costa/Dinis Cunha defrontam pares macaenses. Os pares femininos só entram em prova na quarta-feira, dia 22.

 

NOTA: Todos os horários são locais (+5h30 do que em Portugal Continental)

 

Consultar aqui a listagem de atletas nacionais participantes

Consultar aqui o calendário dos atletas nacionais

Consultar aqui o calendário geral de provas

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais