Luciana Diniz e Gonçalo Carvalho asseguraram quota olímpica para dois cavaleiros nacionais nos próximos Jogos de Londres, a ter lugar entre 27 de Julho e 12 de Agosto na capital Inglesa. As vagas conquistadas dizem respeito às variantes de Salto de Obstáculos Individual e Ensino Individual.

As qualificações foram asseguradas pelo ranking que ambos os cavaleiros ocupam mundialmente. Luciana Diniz assegurou vaga para Portugal com um 14º lugar, enquanto Gonçalo Carvalho conquistou vaga para o país com o 30º lugar.

A atleta luso-brasileira de 41 anos poderá assim participar nos seus segundos Jogos Olímpicos, caso seja escolhida, como tudo indica, para ocupar a quota olímpica nacional conquistada, depois de uma primeira participação em Atenas em 2004 pelo Brasil. Será a estreia na defesa das cores nacionais na maior competição desportiva do Mundo. Em 2004 obteve um 38º lugar.

Destaque para alguns resultados notáveis, como a vitória no mítico concurso de Natal em Olimpia, Londres, ou o 2º lugar no Grande Prémio de Qualificação da Taça do Mundo em Bordéus. No último ano conquistou alguns pódios em concursos de saltos individuais: Estoril (2º lugar), Chantilly (2º lugar) e Verona (3º lugar) em 2011 e em Basileia (2º lugar) em 2012.

Já Gonçalo Carvalho garantirá a sua estreia nos Jogos se for o escolhido para ocupar a vaga que conquistou para Portugal. O cavaleiro conta com algumas vitórias no seu historial, em concursos nacionais e ibéricos de Dressage. O ranking que assegurou lugar a Portugal em Londres foi conquistado muito graças a recente vitória do cavaleiro nacional no Grande Prémio do Circuito do Sol em Vejer de La Frontera, onde obteve a sua melhor marca de sempre, 73,660% num Grande Prémio, há cerca de três semanas, que lhe permitiu dar um salto significativo no ranking de apuramento olímpico.

As qualificações obtidas no desporto Equestre para os Jogos Olímpicos referem-se a Quotas para cavaleiros portugueses e não qualificação directa dos mesmos. Como tal, os atletas escolhidos para ocuparem as quotas conquistadas serão definidos pela Federação Equestre Portuguesa.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais