O Dia Internacional da Educação que se comemora a 24 de janeiro é o mote para a celebração do legado educativo que os Jogos Olímpicos oferecem ao mundo.

O Barão Pierre de Coubertin, fundador do Comité Olímpico Internacional, acreditava que o desporto melhorava o desempenho moral e social e que o aumento do acesso ao desporto seria um importante fator de educação. Foram estes alguns dos princípios que nortearam o renascimento dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Atualmente o Movimento Olímpico é também um motor de desenvolvimento educativo, promovendo a tolerância e o respeito e difundindo os Valores Olímpicos – Excelência, Amizade, Respeito.

Em Portugal, o Comité Olímpico de Portugal desenvolve o Programa de Educação Olímpica, através do Departamento de Estudos e Projetos, desenvolvendo conteúdos para todos os níveis de ensino.

O Programa de Educação Olímpica disponibiliza em formato digital diversos conteúdos pedagógicos e materiais de suporte sob a forma de aulas temáticas, textos complementares, fichas de atividades, materiais gráficos e vídeos. Os conteúdos, validados pela Direção-Geral de Educação, foram desenvolvidos para que possam ser utilizados nas diversas áreas disciplinares: História, Geografia, Artes, Música, Educação Física, Línguas, Ciências e Matemática.

Atualmente são 215 escolas inscritas, com mais de 600 professores e 147 000 alunos, que beneficiam das atividade que incluem não só os trabalhos de sala de aula, mas também palestras temáticas, interação com Atletas Olímpicos, experimentação de modalidades e visitas à Sede do Comité Olímpico de Portugal.

Se quer inscrever o seu estabelecimento de ensino no Programa de Educação Olímpica deve preencher o formulário e Aderir ao Programa.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais