O Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto integra a rede de escolas do Programa de Educação Olímpica do Comité Olímpico de Portugal (COP) desde janeiro de 2017 e este ano decidiu elevar a sua participação para outro nível, criando um plano curricular com duas disciplinas sobre os Jogos Olímpicos, no âmbito do Plano de Inovação Educação nos Valores Olímpicos.

No exercício de Autonomia e Flexibilidade Curricular conferida às escolas (Decreto-Lei n.º 55/2018) e suportado pela Portaria n.º 181/2019 de 11 de junho, este Plano Inovador propõe um modelo de participação desportiva promotor do desenvolvimento positivo dos jovens, com a missão de criar e implementar soluções alternativas, indutoras da qualidade das aprendizagens de todos os alunos.

O Plano de Inovação Educação nos Valores Olímpicos foi aprovado pela Direção-Geral da Educação (DGE) e é o resultado da capacidade de mobilização de parceiros do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, que conta com o apoio do COP, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Teach for Portugal e do Centro de Formação de Associação de Escolas Guilhermina Suggia.

O projeto agora iniciado tem a duração de dois anos letivos (2019/2021). Inicialmente idealizado para funcionar com uma turma do 5.º ano, vai, no entanto, arrancar com duas turmas, dada a grande adesão por parte de alunos e pais/encarregados de educação.

O Programa de Educação Olímpica é uma iniciativa do Comité Olímpico de Portugal de acesso aberto a todas as escolas que pretendam aderir, bastando para tal solicitar a sua integração através do formulário de inscrição.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais