Andebol assegura as primeiras medalhas de sempre de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de praia com duas pratas. Canoagem termina em 6.º lugar, nas competições feminina e masculina. Futebol e voleibol tiveram os primeiros jogos das respetivas fases de grupos.

Andebol traz na bagagem duas medalhas de prata

São de prata as primeiras medalhas de sempre de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo de praia Patras 2019. Tanto a seleção feminina como a masculina enfrentaram a anfitriã Grécia na final da competição e não conseguiram ser mais fortes, acabando por conquistar a medalha de prata. Se na final feminina a Grécia se impôs por 2-0, na vertente masculina o jogo foi disputado até ao último momento e decidido apenas nos shootouts, depois de empate no final dos dois períodos.

No final da prova, Catarina Oliveira – capitã da equipa andebol feminina – falou em exclusivo ao Comité Olímpico de Portugal, sobre o sentimento da equipa: “Soube-nos a pouco [a medalha de prata], queríamos ter conseguido mais, lutámos com a atitude que devíamos ter tido mas não foi suficiente”, lamentou. “Às vezes temos sorte, outras azar; não tivemos a sorte do nosso lado. Mesmo assim soube-nos a pouco, queríamos o primeiro lugar, queríamos o ouro… Lutámos para tal, todos estes dias, mas infelizmente não conseguimos”.

“Acaba por ser um sentimento de alegria e tristeza ao mesmo tempo. Alegria porque conseguimos uma medalha para o nosso país. E tristeza porque sabemos que na final não estivemos ao nosso nível, nomeadamente na segunda parte e nos shootouts“, referiu João Pinho, capitão da equipa de andebol masculina. “Sentimos muito o peso do público, da pressão que um estádio cheio exerceu sobre o jogo. Somos uma equipa com um misto de juventude e de alguma experiência mas sentimos muito a falta de mais competição. Foi um prazer estar aqui”.

Canoagem fixa resultados no 6.º lugar

Quarta-feira foi também dia de competição para a canoagem. Sara Rafael, na prova feminina, e João Ruivo Santos, na masculina, terminaram no 6.º lugar os 10km, nas finais diretas. França e Espanha dominaram os lugares de pódio.

Futebol estreia-se com jogo sofrido

A competição de grupos de futebol de praia teve o seu primeiro dia de competição, com Portugal a enfrentar Marrocos. O jogo foi sempre marcado pelo equilíbrio e no final do tempo regulamentar o resultado estava em 4-4, não se tendo alterado no final do prolongamento. Só o desempate por penáltis permitiu conhecer o vencedor, com a sorte a sorrir a Portugal por 3-2.

Voleibol inicia competição

As duplas masculinas e femininas entraram na competição de voleibol, fase de grupos. Hugo Campos e João Pedrosa disputaram dois jogos da pool B; se a primeira partida, frente ao Kosovo, foi vitoriosa, já o segundo jogo do dia, com a França, foi mais feliz para os gauleses. Na prova feminina, pool D, Beatriz Pinheiro e Vanessa Paquete foram mais fortes que a Albânia vencendo por 2-0. A competição prossegue quinta-feira.

 

Resultados da participação da Missão de Portugal

quarta-feira, 28 de agosto

Andebol

Meias finais – Seleção masculina vs. Croácia – vitória 2-1 (13-19; 21-20; 9-8)

Final – Seleção masculina vs. Grécia – derrota por 1-2 (21-16; 16-18; 2-7)

Final – Seleção feminina vs. Grécia – derrota por 2-0 (18-23; 10-16)

Canoagem

Final SS-1 F – Sara Rafael – 6.º lugar – 00:53:28.54

Final SS-1 M – João Ruivo Santos – 6.º lugar – 00:44:43.64

Futebol

Fase de grupos – Seleção masculina vs. Marrocos – vitória nos penáltis por 3-2. Empate no tempo regulamentar e prolongamento 4-4

Voleibol

Ronda inicial – Pares masculinos vs. Kosovo – vitória 2-0 (21-5; 21-13)

Ronda inicial – Pares masculinos vs. França – derrota por 2-0 (18-21; 18-21)

Ronda inicial – Pares femininos vs. Albânia – vitória por 2-0 (21-6; 21-8)

 

Calendário da participação da Missão de Portugal

quinta-feira, 29 de agosto

Futebol

20h30 – Fase de grupos – Seleção masculina vs. Grécia

Natação de águas abertas

09h05 – Final 5km F – Angélica André e Mafalda Rosa

09h00 – Final 5km M – Rafael Gil e Tiago Campos

Voleibol

11h30 – Ronda inicial – Pares femininos vs. Chipre

A definir – Ronda inicial – Pares masculinos

Todas as horas são de Patras – menos 2 horas em Portugal Continental

Patrocinadores/Parceiros Nacionais