Terminou hoje o Campeonato Europeu de Canoagem, que decorreu, entre 14 e 16 de Junho, em Montemor-o-Velho, com Portugal a arrecadar duas medalhas de prata, ambas durante as provas deste domingo. Primeiro, logo ao início da manhã, com o K4 1000m masculino de Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes. Depois, à tarde, na prova de K1 5000m masculino, Fernando Pimenta repetiu o segundo lugar e levou para casa a sua segunda medalha neste europeus. Portugal foi 12.º da classificação final de 29 equipas, onde a Rússia liderou seguida da Alemanha e Hungria.

A estas medalhas, Portugal juntou ainda mais quatro finais A e uma final B, numa participação de sucesso para a seleção nacional. “Estas duas medalhas são mais uma confirmação da qualidade da canoagem portuguesa. Temos atletas para lutar por lugares de pódio. O rescaldo é positivo. A equipa portuguesa esteve à altura. Alguns resultados menos bons, mas muitos positivos e algumas afirmações das nossas promessas”, afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Mário Santos.

O também chefe da missão olímpica nacional aos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016 congratulou-se ainda com a organização destes europeus. “De acordo com o que nos foi referido pelas restantes federações participantes, este campeonato foi um enorme sucesso. Foi um momento de competência da canoagem portuguesa, dentro e fora de água”.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, felicitou os medalhados nacionais e o sucesso que a canoagem nacional tem vindo a alcançar, elogiando ainda a organização destes Europeus, que “orgulharam o desporto português”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais