Foi publicado ontem em Diário da República o Diploma sobre a Moeda Comemorativa da Equipa Olímpica aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Recorde-se que a moeda foi apresentada no passado dia 6 de julho e foi desenhada pela reputada artista plástica portuguesa, Joana Vasconcelos.

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, em estreita colaboração com o Comité Olímpico de Portugal, tem vindo a cunhar moedas comemorativas que perpetuam na memória as suas várias edições e que têm permitido, ao mesmo tempo, com o apoio do governo, libertar fundos que apoiam a preparação da Missão Olímpica nacional.

Com o intuito de assinalar a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2016, que terão lugar na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, a INCM e o Comité Olímpico de Portugal uniram-se novamente, e desta vez para dar origem a uma minissérie de duas moedas a iniciar em 2015, com uma primeira moeda de coleção de 2,5 €, que se centrasse na preparação para os jogos, continuando em 2016 com uma moeda corrente comemorativa de 2 €, alusiva à participação portuguesa na competição.

O desenho destas moedas é da autoria da conceituada artista plástica Joana Vasconcelos, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho criativo assente na apropriação, descontextualização e subversão de objetos preexistentes e realidades do quotidiano.

De realçar que contrariamente ao ocorrido em ciclos olímpicos anteriores, desta feita, o diferencial entre o valor facial das vendas e os custos de produção destas moedas reverte na totalidade para o Comité Olímpico de Portugal.

Ler aqui o diploma publicado esta quinta-feira, dia 15, em Diário da República.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais