As celebrações do Dia Olímpico atingiram esta sexta-feira o seu ponto alto na Madeira, onde, entre o cais do Funchal e a Praça do Povo, mais de 500 jovens estiveram em movimento, aprendendo e descobrindo novas atividades desportivas.

A primeira parte do programa, organizado pela Direção Regional de Juventude e Desporto, e a Secretaria Regional da Educação, da Região Autónoma da Madeira (RAM), com o apoio do Comité Olímpico de Portugal (COP), mobilizou 13 modalidades olímpicas, cujos atletas estiveram envolvidos numa estafeta que culminou no hastear da Bandeira Olímpica, a cargo de João Rodrigues, o desportista português recordista de participações olímpicas (7) – entre Barcelona’1992 e o Rio de Janeiro’2016.

Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Equestre, Esgrima, Futebol, Ginástica, Judo, Natação, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol foram as modalidades em que desportistas e dirigentes madeirenses estiveram representados nos Jogos e que esta sexta-feira mobilizaram os jovens a tomar contacto com os valores olímpicos, sob a orientação de atletas olímpicos. David Fernandes (Canoagem), João Rodrigues (Vela), Marco Vasconcelos (Badminton), Paula Saldanha (Judo), Paulo Camacho (Natação) e Ricardo Fernandes (Badminton) foram os atletas originários na RAM com participação nos Jogos, a que se juntaram os treinadores David Freitas (Badminton), José Gouveia (Vela), António Jorge Fernandes e Ricardo Faria (Ténis de Mesa); e ainda Carlos León (dirigente de Ténis de Mesa), Duarte Santos e Ricardo Fonseca (árbitros de Andebol), José Casanova (líder do comité de arbitragem de Voleibol de Praia); para além do médico José Ramos. Convidados a participar no Dia Olímpico foram também Afonso Domingos (Vela), João Neto (Judo) e Nuno Barreto (Vela).

O diretor regional da Juventude e Desporto, da RAM, David Gomes, declarou na abertura das celebrações do Dia Olímpico ser “uma honra receber um momento tão emblemático do desporto português”, realçando “o grande contributo” que a Madeira tem dado ao movimento olímpico.

Por seu lado, o presidente do COP, José Manuel Constantino, explicou que a organização do Dia Olímpico no Funchal é “uma manifestação de reconhecimento ao desporto da Região” e ao que tem feito pelo desporto nacional. “É um esforço significativo que o país deve agradecer e por isso fizemos questão de realizar as comemorações do Dia Olímpico no Funchal.”

Durante a tarde, na Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, o programa das celebrações do Dia Olímpico incluiu a apresentação de dois programas do COP. Primeiro, o diretor-geral do COP, João Paulo Almeida, falou de “Boa Governação e Integridade, duas faces, a mesma moeda”; e a seguir, a diretora do Departamento de Estudos e Projetos do COP, Rita Nunes, introduziu o “Programa de Educação Olímpica”, destinado primordialmente às escolas do 1.º ciclo.

Posteriormente, a RTP Madeira transmitiu a mesa redonda “Os Valores Olímpicos na RAM”, com a participação de David Gomes, José Manuel Constantino, João Rodrigues e Carlos León.

A excelência dos Jogos

João Rodrigues, atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, deu então uma explicação sobre o que foi a sua carreira desportiva: “O que é que me levou a estar nos Jogos sete vezes, sem ganhar uma medalha? Foi a excelência. E acreditem que foi aos 44 anos, quando estive nos Jogos do Rio, que me senti mais realizado. Ir um pouco mais depressa e fazer manobras basilares tornou-se numa filosofia de vida. Olho para trás e vejo que valeu a pena.”

O programa no Funchal encerrou com a apresentação do livro de Vítor Morais, “O Campeão do ping-pong nos Jogos Olímpicos”.

Recorde-se que o Dia Olímpico celebra o nascimento do Olimpismo moderno e em todo o Mundo são organizadas atividades desportivas culturais e educativas pelos Comités Olímpicos Nacionais. Este ano, o COP desenvolveu atividades, desde 23 de abril, que envolveram mais de dez mil participantes, em Lisboa, Figueira da Foz, Porto, Almada, Póvoa de Varzim, Grândola, Amadora, Fátima, Ponte de Sôr, Mafra e Montijo. Depois das comemorações no Funchal, haverá uma última ação em Braga, nos dias 27 e 28 de junho.

Susana Feitor, Pedro Martins, Filipa Martins, Débora Nogueira, Edivaldo Monteiro, Joana Pratas, Nuno Delgado, Rita Gonçalves, Jéssica Augusto, Ricardo Pedroso, Joaquim Videira, Luís Monteiro, João Pina e Beatriz Gomes foram atletas olímpicos igualmente envolvidos nas diversas comemorações do Dia Olímpico.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais