Terminaram as celebrações do Dia Olímpico 2018.
Entre os dias 23 de março e 30 de junho foram realizadas 14 iniciativas, em 13 localidades distintas.
No total estiveram envolvidos 6 148 crianças e jovens, que tiveram oportunidade de participar e experimentar 27 modalidades desportivas, visitar uma Exposição Olímpica, participar em debates e conviver com 13 Atletas Olímpicos.

O início das celebrações do Dia Olímpico aconteceu em Ponta Delgada, Açores. O Colégio do Castanheiro, que está também a implementar o Programa de Educação Olímpica, deu o exemplo, mobilizando toda a comunidade escolar para uma atividade transversal a todos os alunos e professores, desde o pré-escolar aos alunos do 12.º ano de escolaridade.

Outras iniciativas se seguiram, organizadas por municípios, juntas de freguesia, clubes e escolas e com o apoio do Comité Olímpico de Portugal, das quais se destacam as celebrações nacionais em Braga, neste ano em que é também Cidade Europeia do Desporto.

De 9 a 12 de junho, foram organizadas pelo Comité Olímpico de Portugal, juntamente com a Câmara Municipal de Braga, um conjunto de experiências desportivas dirigidas aos alunos dos estabelecimentos de ensino do município e à população local. A esta iniciativa juntou-se ainda a realização do Torneio Olímpico Jovem organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Também as Olimpíadas do Desporto, iniciativa desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que engloba os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, merecem destaque. No total foram cerca de 1500 os jovens, com idades entre os 13 e 15 anos, que participaram nos três momentos de competição desportiva (Cinfães, 16 de junho; Paços de Ferreira, 23 de junho e Baião, 30 de junho).
Para além das iniciativas de índole desportiva, foram ainda organizados diversos momentos de debate com os Atletas Olímpicos e uma Exposição sobre os Desportos de Inverno, os Jogos Olímpicos de Inverno e a História da Participação Portuguesa.

Outra iniciativa a destacar em 2018, e que aconteceu precisamente no dia 23 de junho, foi o estabelecimento de uma parceria entre o COP e a RTP, para a divulgação dos conteúdos produzidos pelo Canal COP e pelo Programa de Educação Olímpica no Portal ENSINA, uma plataforma digital aberta a todo o público, que disponibiliza conteúdos audiovisuais vocacionados para o ensino básico ao secundário.
Celebrado oficialmente desde 23 de junho de 1948, o Dia Olímpico é uma das mais importantes datas do Movimento Olímpico, que comemora o nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Portugal é um dos nove países que desde a primeira edição organiza diversas atividades de promoção dos valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – e dos três pilares do Dia Olímpico – Mexe-te, Aprende e Descobre.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais