Cerca de 600 alunos, oriundos de catorze escolas da zona de Lisboa, animaram as comemorações deste ano do Dia Olímpico, que tiveram como palco a Escola Marquês de Pombal, em Belém, iniciativa que lhes permitiu tomar contacto com um conjunto alargado de modalidades desportivas.

O arranque da iniciativa, que teve lugar no passado dia 3 de Junho, foi marcado pela partida para a Corrida das 12 Horas, colocando na linha da frente a antiga atleta olímpica Rosa Mota e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Moura, que percorreram as primeiras voltas. A corrida visava recuperar uma antiga tradição da Escola Marquês de Pombal, a denominada Corrida do Desejo, que decorria durante 24 Horas.

Este dia dedicado à actividade desportiva foi repartido em três ciclos, sendo os dois primeiros vocacionados para a população escolar e o terceiro ciclo mais concentrado em actividades de clubes e colectividades, estreitando a ligação às comunidades envolventes.

Para o Presidente do COP o objectivo principal da iniciativa foi «chamar a atenção para a prática desportiva, a um ano da realização dos Jogos Olímpicos de Londres» mas lamentando que «vendo nestas circunstâncias muitos jovens com talento seja uma pena que, por incapacidade financeira, ainda não tenha sido implementado o programa do COP de detecção de talentos».

Já Rosa Mota “pôs tudo a mexer” como a própria afirmou: «estou aqui para pôr tudo a mexer. Esta ideia de possibilitar aos miúdos experimentarem várias modalidades é óptima para que percebam que podem fazer qualquer coisa, além de estarem mais despertos para as modalidades olímpicas com os Jogos de Londres quase aí».

As comemorações do Dia Olímpico fecharam com uma aula de judo para atletas e amblíopes (visão reduzida) e surdos-mudos, da responsabilidade da Federação Portuguesa de judo que levou à Escola Marquês de Pombal uma classe de demonstração.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, das Juntas de Freguesia da Ajuda e Santa Maria de Belém bem como da Comissão de Atletas Olímpicos. A esta iniciativa associaram-se também um conjunto de empresas, nomeadamente o Grupo Entreposto, Continente, Vitalis e Robbialac, apoiando e contribuindo para o seu sucesso.

Federações presentes:

– Federação Portuguesa de Judo
– Federação Portuguesa de Remo
– Federação Portuguesa de Ténis
– Federação Nacional de Karaté
– Federação de Triatlo de Portugal
– Federação Portuguesa de Taekwondo
– Federação Portuguesa de Esgrima
– Federação de Ginástica de Portugal
– Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada
– Federação Portuguesa de Canoagem
– Federação Portuguesa de Basquetebol
– Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.

Lista de Escolas participantes:

– Colégio Nun’Alvares da Casa Pia
– EB 2/3 Damião de Góis
– EB 2/3 Manuel da Maia
– Secundária Passos Manuel
– Secundária Marquês de Pombal
– Escola CCRCCR
– EB1 Alexandre Herculano
– EB1 Alexandre Rodrigues Ferreira
– Voz do Operário
– Rainha Dona Amélia
– Fonseca Benevides
– EB 2/3 Francisco Arruda
– Básica/Secundária Amélia Rey Colaço
– EB 2/3 das Olaias

Patrocinadores/Parceiros Nacionais