Celebrou-se este domingo o Dia Internacional da Mulher, uma data marcada por centenas de atividades em todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade do género. Também o Comité Olímpico Internacional (COI) se associou à data com uma homenagem às atletas femininas.

O COI juntou no Museu Olímpico este fim-de-semana, em Lausana, uma atleta de boxe, outra de lutas amadoras, uma montanhista e uma atleta de desportos radicais para uma interessante partilha de experiências. No âmbito desta ação tiveram lugar ainda demonstrações desportivas, mesas redondas e projeção de filmes.

A igualdade do género é um dos pontos em destaque na Agenda 2020 do COI. Nesse sentido, o COI tem vindo a trabalhar junto das Federações Internacionais e Comités Olímpicos Nacionais com o objetivo de que dos atletas presentes nos Jogos Olímpicos, 50% sejam mulheres, para além de continuar o seu esforço de promover a prática desportiva junto do público feminino.

Esta semana terá lugar em Nova Iorque a 59ª Sessão do Status da Mulher, uma iniciativa promovida pelas Nações Unidas e pelo COI, onde serão discutidas medidas para dar maior poder às mulheres através do desporto. Uma oportunidade única para juntar Estados-Membro, Agências das Nações Unidas, Organizações Não-Governamentais, Sociedade Civil e representantes do mundo do desporto para posicionar o desporto como ferramenta importante para promover e alcançar a igualdade do género.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais