A Federação Portuguesa de Vela definiu quem irá competir nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 nas classes que ainda não se encontravam fechadas, após a última prova antes dos Jogos, a Skandia Sail for Gold Regatta, que decorreu em Weymouth, que será o local onde decorrerá a vela durante os Jogos Olímpicos.

No laser radial competirá Sara Carmo, que fará assim a sua estreia no maior evento multidesportivo do mundo. No Laser, a vaga foi alocada a Gustavo Lima que irá assim participar nos Jogos pela 4ª vez consecutiva, após um 6º lugar em Sidney em 2000, um 5º em Atenas em 2004, e um 4º em Pequim em 2008, sempre nesta classe.

João Rodrigues é o escolhido no RS:X Masculino, pelo irá ser o mais experiente atleta português de sempre em Jogos, somando a sua 6ª participação. A primeira foi em Barcelona, em 1992, tendo participado sempre desde então. As melhores classificações foram obtidas em Atlanta em 1996 (7º) e em Atenas em 2004 (6º).

Por fim, na classe 49er, a dupla Francisco Andrade e Bernardo Freitas conquistou o seu lugar em Londres. Para Bernardo Freitas será uma estreia, enquanto para Francisco Andrade é a segunda participação, depois de um 11º lugar em Pequim.

Com a alocação das vagas, fica fechada a equipa de Vela que irá representar Portugal em Londres, naquela que é a maior comitiva de sempre do nosso país na prova de Vela, com 13 atletas diferentes, que irão participar em 8 classes distintas.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais