O Comité Olímpico de Portugal esteve presente no Seminário de Gestão em Tecnologias de Informação e Comunicação, através do seu Presidente, José Manuel Constantino, e Diretor-Geral, João Paulo Almeida, que está a decorrer na sede do Comité Olímpico Espanhol, em Madrid, numa organização do Comité Olímpico Internacional, através da Solidariedade Olímpica e que se dirige a todos os Comités Olímpicos de língua espanhola e portuguesa.

Este Seminário tem como objetivo identificar as necessidades tecnológicas dos Comités Olímpicos Nacionais, propor soluções que permitam fazer face às necessidades encontradas e criar mecanismos que permitam desenvolver estas soluções para posterior aplicação no âmbito da gestão do movimento olímpico.

Este é um projeto de colaboração que a Solidariedade Olímpica quis colocar em marcha tendo em vista dotar estes Comités Olímpicos Nacionais (CON) das ferramentas tecnológicas mais adequadas para a gestão informática diária. Estiveram presentes os seguintes Comités Olímpicos Nacionais: Andorra, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Nicarágua, Paraguai, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

De entre as soluções apresentadas, destaque para os projetos World Olympic Library e Olympic Encyclopedia, ambos desenvolvidos pelo COI. Teve ainda lugar um amplo debate aplicações básicas e aplicações de gestão dos sistemas de tecnologia, gestão de dados, de cursos, de atletas, onde cada um dos CON’s presentes explicou a sua tecnologia atual.

Um dos objetivos deste Seminário é que no futuro, os projetos e acordos resultantes deste evento possam ser implementados nos restantes CON’s mundiais para que possam assim melhorar os seus sistemas de informação e de gestão de dados.

 

 

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais