O Comité Olímpico de Portugal (COP) participou na XXIII Assembleia da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), em Tóquio, onde foram apresentados os relatórios dos Jogos Olímpicos realizados durante 2018, os de Inverno, em Pyeongchang (Coreia do Sul) e os da Juventude, em Buenos Aires (Argentina).

Na Assembleia, o COP esteve representado pelo presidente, José Manuel Constantino, e pelo secretário-geral, José Manuel Araújo, que acompanharam igualmente os pontos de situação em relação aos futuros Jogos de Verão 2024 (Paris) e 2028 (Los Angeles) e de Inverno 2022 (Pequim), tal como dos Jogos Mundiais de Praia San Diego 2019.

Foi dada especial atenção aos Jogos de Tóquio, tendo a Assembleia recebido muito boas indicações, comprovadas durante uma visita a diversos locais de competição, entre os quais o Estádio Olímpico.

As cidades candidatas à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno 2016 tiveram também oportunidade de apresentar as suas propostas: Milão/Cortina d’Ampezzo (Itália) e Estocolmo (Suécia).

A Assembleia elegeu os órgãos sociais da ANOC, com exceção do presidente, depois de Ahmad Fahad al Sabah ter suspendido funções até à resolução de processos pendentes. Foi também eleita a Comissão de Ética e aprovada a Carta dos Atletas, com os seus principais direitos e deveres.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais