O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Panathlon Clube de Lisboa entregaram esta sexta-feira à Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) os equipamentos desportivos recolhidos no âmbito da ação “Desporto Solidário, que serão doados às organizações desportivas da Beira, em Moçambique, alvo de devastação pela passagem do ciclone Idaí.

 

O “Desporto Solidário” envolveu várias Federações Desportivas, que responderam afirmativamente ao repto lançado pelo COP e pelo Panathlon. Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Patinagem, Ténis de mesa e Voleibol fizeram chegar os seus contributos, que serão agora encaminhados pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) para Moçambique, na sequência da colaboração da GEFCO Portugal no transporte dos materiais.

No momento da entrega simbólica, Manuel Brito, presidente do Panathlon Clube de Lisboa, falou do caráter da “ação solidária”, na fase da reconstrução empreendida em Moçambique, sublinhando “a tradição solidária de Portugal, e do desporto, em particular.”

“Com maior ou menor disponibilidade, o movimento de apoio do desporto arrancou logo e simboliza o apoio dos portugueses aos nossos irmãos de Moçambique”, referiu Manuel Brito.

Francisco George, presidente da CVP, destacou a oportunidade da iniciativa desenvolvida por COP, Panathlon e Federações Desportivas, sublinhando que Portugal está presente no apoio a Moçambique, “desde o início, seja na reconstrução, seja na área da saúde pública.”

O presidente da CVP reforçou a importância que o desporto pode assumir nesta fase de reconstrução, quando cerca de 60% das infraestruturas desportivas foram destruídas. “É importante que crianças e adultos possam retomar o exercício físico, que é igual a saúde.”

Francisco George informou estar em funções um auditor externo independente a acompanhar a entrega dos donativos a Moçambique. “Em nome dos moçambicanos, agradeço. Quem mais precisa é que recebe”, garantiu.

O presidente do COP, José Manuel Constantino, bem como os representantes das Federações Desportivas, acompanhou a entrega dos materiais desportivos recolhidos pelo “Desporto Solidário”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais