O Comité Olímpico de Portugal (COP) participou no fórum de preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 promovido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) na sua nova sede em Lausanne (Suíça).

O evento, organizado pela Solidariedade Olímpica, em colaboração com o Departamento de Relações com os Comités Olímpicos Nacionais (CON) do COI, tradicionalmente acontece no ano anterior aos Jogos Olímpicos. Pelo COP participou a chefia de missão designada para Tóquio 2020, a cargo de Marco Alves (chefe) e Catarina Monteiro (adjunta).

O fórum contou também com a presença dos Comités Olímpicos de África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos da América e Nova Zelândia, justificada pela dimensão das suas equipas olímpicas e pelos interesses partilhados com a maioria dos CON europeus.

Os trabalhos centraram-se nas políticas, procedimentos e planos estabelecidos pelo COI e pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, nas áreas de alimentação, Aldeias Olímpicas, acreditação, inscrições desportivas, logística, transportes, serviços médicos, antidopagem, aspetos culturais, equipamentos,  tecnologia e marketing.

Esta foi mais uma oportunidade para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelo Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e ver esclarecidas questões colocadas durante o Seminário de Chefes de Missão organizado em Tóquio durante o mês de agosto.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais