O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal integra, a partir de hoje, a Rede portuguesa de Arquivos e as redes europeias: Portal Europeu de Arquivos e Europeana.

Com esta integração, o Arquivo Histórico do COP vê aumentada a visibilidade do seu património arquivístico e torna-o acessível não só ao cidadão português como também ao cidadão europeu.
A Rede Portuguesa de Arquivos agrega atualmente 29 arquivos de importantes instituições nacionais, entre as quais o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, arquivos distritais e municipais, universidades e agora também o Arquivo Histórico do COP.

Criado em 2013 sob o desígnio ‘Valorizar Socialmente o Desporto’ e com o objetivo de sensibilizar na sociedade civil a importância da ação educativa, social e cultural, o Arquivo Histórico do COP tem por missão preservar a história e a memória do desporto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao Movimento Olímpico.

O COP pretende desta forma disponibilizar informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do Olimpismo em Portugal.

Recorde-se que este projeto decorre de uma candidatura bem-sucedida junto da Solidariedade Olímpica – Comité Olímpico Internacional (SO-COI) para o quadriénio 2013-2016 e de um protocolo estabelecido com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas para a coordenação e científica e execução técnica do mesmo.
Relativamente ao espólio fotográfico, o mesmo só foi possível através de um financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, através do projeto: “Olimpismo em Imagens. Um século de História do Desporto”.

Por considerarmos que o legado patrimonial do desporto é uma parte da sua história que importa preservar e tornar acessível ao maior número de pessoas, será iniciada, no início do próximo ano, mais uma fase deste Arquivo Histórico. Esta fase do projeto, constituída pelo tratamento, organização e integração de mais documentação, será também apoiada financeiramente pela SO-COI, nos anos de 2018-2020.

Aceda aqui ao Portal do Arquivo Histórico do COP: www.arquivo.comiteolimpicoportugal.pt
Consulte os arquivos que integram a RPA: https://portal.arquivos.pt/directory

Rede Portuguesa de Arquivos
A Rede Portuguesa de Arquivos é um projeto desenvolvido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que tem como objetivos a divulgação do património arquivístico, disseminado por diferentes serviços de arquivo, tornando-o acessível ao cidadão dando-lhe oportunidade de o conhecer e dele se “apropriar”, enquanto repositório de uma memória coletiva, base de uma identidade comum, mas também de dele usufruir, de forma rápida e fácil.

O seu público-alvo está longe de se esgotar no cidadão português. Alarga-se ao cidadão europeu, através da sua articulação com outras redes de informação como a EUROPEANA ou a APEx, mas também ao cidadão dos países da CPLP.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais