O Comité Olímpico de Moçambique (COM) promoveu um conjunto de ações de formação na área da fisioterapia, do marketing e e da arbitragem.
As sessões aconteceram na sequência do protocolo estabelecido no passado mês de Abril entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e COM com diversas Federações Desportivas.

Na abertura e no encerramento das formações estiveram presentes o Presidente do Comité Olímpico de Moçambique, Anibal Manave, e o Diretor Executivo, Penalva Cézar.
Foi destacada a importância desta cooperação para o apoio ao desenvolvimento do desporto em Moçambique, servindo como um exemplo de cooperação entre Comités Olímpicos Nacionais.

Este ciclo de formação teve início com a formação “Arbitragem no Andebol”, com a presença do preletor António Marreiros, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal. Durante dois dias abordou temas sobre as regras de jogo, técnicas de arbitragem e treino prático em pavilhão.

A formação em fisioterapia decorreu nas instalações do Comité Olímpico de Moçambique para 25 profissionais de fisioterapia de Moçambique, dirigida pelo formador Rafael Assunção, que teve oportunidade de abordar temas sobre o acompanhamento de atletas de alta competição, síndrome doloroso patelo femural, concussão cerebral, lesão do ligamento cruzado anterior, casos clínicos e ligaduras funcionais, exame subjetivo e objetivo do complexo articular do ombro. A formação teve uma componente muito prática e envolvimento dos formandos.

A formação em marketing desportivo decorreu para 34 pessoas oriundas das organizações desportivas, profissionais e estudantes de gestão, marketing e publicidade e comunicação social, na sede do COM. Foi dirigida por Pedro Sequeira Ribeiro, diretor de marketing do Comité Olímpico de Portugal, que abordou temas sobre o marketing desportivo nas organizações, a importância de elaborar um plano de marketing, marca – criação e desenvolvimento, elaboração de propostas de marketing e técnicas de abordagem empresas e negociação. Oportunidade ainda de reunir com os responsáveis de Federações Desportivas e do Comité Olímpico de Moçambique sobre a situação atual do marketing nas suas organizações e mecanismos concretos para o desenvolvimento de projetos de marketing no mercado em Moçambique.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais