O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o International Centre for Sport Security (ICSS) assinaram hoje um acordo de parceria que visa assegurar uma estreita cooperação entre estas duas instituições para garantir a integridade do desporto, a promoção de padrões elevados de segurança, bem como desenvolver um trabalho comum na área da proteção de crianças e desenvolvimento de jovens no desporto.

Os termos desta colaboração assentam fundamentalmente na difusão de boas práticas, troca de informações, desenvolvimento de campanhas de prevenção e intercâmbio de programas e actividades educativas em torno dos valores do desporto junto da população infanto-juvenil, em Portugal e na CPLP.

Com efeito, de acordo com vários estudos e documentos de referência sobre a salvaguarda da integridade das competições desportivas, a prevenção dos agentes desportivos, particularmente os mais jovens e vulneráveis, bem como a cooperação e o intercâmbio de informação entre organismos desportivos, policiais, judiciais e governamentais representam os dois principais factores críticos de sucesso, e mais eficazes, no combate a este enorme desafio que o desporto atualmente enfrenta.

As instituições irão trabalhar em conjunto para promoverem e salvaguardarem os valores Olímpicos, focando-se em programas de partilha entre jovens que visam a educação através do desporto. Estes esforços vão ser feitos através do programa “Save the Dream”, uma iniciativa conjunto do ICSS e do Comité Olímpico do Qatar.

Para Mohamed Hanzab, Presidente do ICSS, “o trabalho do COP na promoção dos valores do desporto e educação dos mais jovens vai ao encontro dos princípios-chave do ICSS. Um dos principais objetivos do programa Save the Dream é educar os jovens acerca de importância de uma competição justa e da integridade no desporto, sendo este programa uma das principais ferramentas do trabalho em desenvolvimento do ICSS junto da comunidade internacional do desporto. Este acordo que hoje assinamos com o COP é mais um importante passe para o ICSS e estou confiante de que vai ser uma plataforma para futuras parcerias com outros comités olímpicos nacionais nos próximos meses.”

Também José Manuel Constantino, Presidente do COP, manifestou o seu contentamento com o acordo entre as duas instituições. “Esta parceria serve os interesses do desporto e do espírito olímpico. Acredito que o trabalho que vamos realizar na promoção dos mais altos padrões de integridade e segurança, vai assegurar um número relevante de iniciativas que vai beneficiar os intervenientes da indústria, assim como a própria sociedade”.

O ICSS tem uma forte reputação global e através da sua experiência comprovada na área de integridade e segurança no desporto, trabalha com várias das organizações líderes em termos internacionais, como a Unesco, o Conselho da Europa e o Banco Mundial.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais