O Comité Olímpico de Portugal celebra no próximo dia 24 de junho, em Guimarães,  o Dia Olímpico. A decisão, resultante de deliberação do COP, visa assinalar uma das principais efemérides evocativas do olimpismo no mundo.

Aproveitando a circunstância de Guimarães ser Cidade Europeia do Desporto, o Comité Olímpico de Portugal vai associar-se a um dos grandes eventos desportivos do mês de junho – o Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” – que envolverá a participação de mais de um milhar de pessoas. A iniciativa, promovida pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho, realiza-se no dia 24 de junho e terá concentração às 9h30, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.

No local, o Comité Olímpico procederá à entrega de um diploma do Dia Olímpico a cada um dos participantes do passeio de bicicleta e, antes da partida, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, procederá à leitura de um texto do Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, de louvor aos princípios e ideais olímpicos.

O Dia Olímpico celebra-se a 23 de junho e foi instituído pelo Comité Olímpico Internacional que incentiva todos os comités nacionais a espalhar os princípios do olimpismo por ocasião de provas desportivas que coincidam com a data.

As inscrições estão ainda abertas e são gratuitas, tendo os participantes direito, para além do diploma olímpico, a uma t-shirt oficial de Guimarães 2013. Para se inscrever carregue aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais