Alejandro Blanco, Presidente do Comité Olímpico Espanhol (COE), e Ricardo Román, Diretor Desportivo do mesmo organismo, reuniram hoje com o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o Secretário-Geral, José Manuel Araújo, e mais alguns responsáveis departamentais do COP, para falarem de vários projetos e temas de interesse comum.

Em cima da mesa estiveram vários temas, como uma possível parceria na utilização dos Centros de Alto Rendimento dos dois países, a questão das apostas desportivas e manipulação de resultados, a experiência do Tribunal Espanhol de Arbitragem Desportiva ou o papel do COE nos programas de apoio ao controlo do treino e de deteção, seleção e desenvolvimento de talentos.

Foram ainda abordados temas relacionados com a educação e pedagogia, como o Master Executivo em Gestão de Organizações Desportivas (MEMOS) e a plataforma Sports Higher Education, que é uma plataforma formativa online destinada a desportistas, destina a países iberoamericanos, mas que poderá ser aberto também a Portugal. Este programa de formação distingue-se pelo facto de ter sido desenhado a pensar em atletas, cuja carreira desportiva é impeditiva de uma formação presencial. Como tal, esta oferta tem uma base online e permite aos atletas conciliar a vida académica e desportiva.

Esta reunião foi o último ponto da agenda do responsável máximo do desporto espanhol em Portugal, após ontem ter sido o protagonista de uma conferência organizada pelo COP, onde Blanco deu a conhecer aos dirigentes federativos nacionais, o modelo de financiamento do projeto olímpico do país vizinho.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais