O Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Clínica Médica de Exercício do Porto (CMEP) assinaram hoje um protocolo de parceria, à margem do Encontro da Equipa Olímpica de Portugal – Missão Rio 2016.

José Manuel Constantino, Presidente do COP, e Jaime Milheiro, Diretor Clínico da CMEP, assinaram um acordo que prevê que a CMEP assegurará aos atletas portugueses integrados no programa de preparação olímpica gerido pelo COP o acesso programado, gratuito e livre de qualquer tipo de encargos ao treino de altitude facultado nas suas instalações, disponibilizando as suas salas de hipoxia simulada para treino e preparação dos atletas que assim o desejarem.

A CMEP garantirá aos atletas o tratamento prioritário das suas necessidades de treino, procurando facilitar a integração da utilização das salas da CMEP nos seus planos de preparação individual.

A Clínica Médica do Exercício do Porto é uma clínica médica privada, dedicada à promoção do exercício, dispondo das várias valências da medicina do exercício, incluindo uma sala de treino em hipóxia normobárica.

O treino de altitude é, hoje em dia, aceite como uma questão central no incremento da performance desportiva dos atletas de alto rendimento, constatação esta que recomenda novas formas de pensar e agir no campo da orientação e prescrição do exercício.

Portugal é um país sem centros de treino em altitude natural, considerando-se assim fundamental a utilização de salas de hipóxia simulada a fim de obter os objetivos da referida exposição e treino em altitude.

As únicas salas de hipóxia em Portugal estão localizadas em Lisboa, mais precisamente no Centro de Alto Rendimento do Jamor (que, isoladamente, é considerada insuficiente para a procura dos atletas de alto rendimento deste país) e no Porto, nas instalações da CMEP.

O Comité Olímpico de Portugal e a Clínica Médica do Exercício do Porto atribuem elevado valor e importância ao desenvolvimento do desporto, nomeadamente, do desporto de alto rendimento.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais