O Comité Olímpico de Portugal e a Câmara Municipal de Setúbal assinaram esta manhã um protocolo de cooperação que acontece exatamente no ano em que Setúbal é Cidade Europeia do Desporto. Esta parceria prevê duas grandes áreas de intervenção: uma centrada nas comemorações do Dia Olímpico e a outra relacionada com o lançamento do Programa de Educação Olímpica, iniciativa que incluirá a disponibilização de conteúdos pedagógicos através dos quais serão abordadas áreas do Movimento Olímpico.

Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e José Manuel Constantino, Presidente do COP, assinaram o protocolo perante uma plateia composta por várias entidades próximas das duas instituições e demais convidados.

Assim, Setúbal irá receber as celebrações oficiais do Dia Olímpico, que incluem a realização de uma exposição com objetos representativos da história do olimpismo e testemunhos de antigos atletas e dirigentes, e uma caminhada/corrida destinada à população em geral. As duas entidades pretendem ainda realizar uma conferência em que várias personalidades dos mais variados quadrantes sociais possam refletir e debater sobre a temática dos ideais e valores olímpicos na atualidade.

Relativamente ao Programa de Educação, vai incluir a disponibilização de conteúdos pedagógicos através dos quais são abordadas áreas do Movimento Olímpico, como a história, os valores, a simbologia e os Jogos Olímpicos. Trata-se de um projeto que contempla a formação de professores sensibilizando-o para a metodologia do próprio programa, assim como a criação de desafios olímpicos.

Entre as iniciativas previstas estão ainda a promoção de visitas de atletas olímpicos e a realização de uma atividade final de ano, a contar com o envolvimento de todos os alunos e professores que participaram no programa.

Para a Câmara Municipal de Setúbal, a assinatura de um protocolo de cooperação com o COP tem uma pertinência especial, uma vez que permitirá associar as duas organizações num ano tão interessante para o desporto português. A este nível refira-se que a Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 coincide com a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sendo que Setúbal receberá, a 11 e 12 de junho, uma das provas de apuramento – a “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016” – para o maior evento multidesportivo do mundo.

O Presidente do COP destacou a importância desta associação à edilidade setubalense. “Ao longo deste mandato, é a primeira vez que o COP assina um protocolo de parceria com uma das Cidades Europeias do Desporto, o que nos enche de orgulho. Estou certo de que será uma parceria de sucesso na promoção do desporto e dos ideais olímpicos”.

Também a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal revelou a sua satisfação. “Este protocolo é importante para concretizarmos os objetivos inerentes ao projeto Cidade Europeia do Desporto e, em simultâneo, incutir nos nossos jovens a pureza do espírito olímpico que a tantos serve de guia orientador”.

 

CRÉDITOS FOTOS: Câmara Municipal de Setúbal

Patrocinadores/Parceiros Nacionais