A cidade grega de Olímpia recebe até ao dia 13 de maio a 14.ª Sessão Internacional para Presidentes ou Diretores das Academias Olímpicas Nacionais e Oficiais dos Comités Olímpicos Nacionais.

A Sessão realiza-se nas instalações da Academia Olímpica Internacional, nas imediações do estádio dos Jogos Olímpicos da antiguidade e o tema desta edição é “O atleta como modelo”.

Em representação de Portugal, participam nesta Sessão o Atleta Olímpico Joaquim Videira, do Departamento de Estudos e Projetos do COP, Tiago Viegas e Afonso Candeias, presidente e vogal do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal, respetivamente.

Após a chegada a Olímpia, os cerca de 140 participantes em representação de 85 países assistiram às intervenções inaugurais da Sessão e prestaram a habitual homenagem através da colocação de coroas de flores na estela de Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, e no monumento comemorativo de Jonh Ketseas e Carl Diem, pioneiros da Academia Olímpica Internacional.

Nos restantes dias desta Sessão Internacional irão decorrer palestras, grupos de discussão e outras atividades relacionadas com Educação Olímpica.
Neste âmbito, o Programa de Educação Olímpica que o Comité Olímpico de Portugal tem vindo, que conta já com a inscrição de 140 estabelecimentos de ensino e 143 professores registados, vai ser apresentado por Joaquim Videira.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais