O Comité Olímpico de Portugal (COP) tem em desenvolvimento o Programa “The Olympic Performance” (TOP), com o objetivo principal de promover a difusão de conhecimento de natureza teórico-prática e de um conjunto de disciplinas científicas junto dos diferentes agentes desportivos, pais e encarregados de educação.

O Programa TOP é da responsabilidade da Direção de Medicina Desportiva do COP, liderada por José Gomes Pereira, e destina-se a todos os atletas que façam parte do Projeto Olímpico, ou que se encontrem em percurso olímpico, e possam beneficiar da partilha de conhecimento específico. Incluem-se também entre os destinatários do Programa TOP os pais, encarregados de educação e cônjuges, elementos igualmente fundamentais no acompanhamento da preparação desportiva de um atleta de excelência.

O trabalhar em parceria com as Federações Desportivas é considerado fundamental, no sentido de tornar mais eficiente o desempenho de cada modalidade nas áreas da medicina, da psicologia e da nutrição, através do fornecimento de ferramentas adequadas que visem o melhor apoio na formação e na preparação dos atletas, treinadores e restantes agentes desportivos.

A partir de outubro será conhecido o calendário dos primeiros eventos. Na área da medicina desportiva, José Gomes Pereira realizará ações vocacionadas para o controlo médico do treino, o papel da medicina desportiva na preparação do atleta, a fadiga e o “overtraining”, o doping e a prevenção de lesões.

Na área da psicologia, responsabilidade de Ana Bispo Ramires, serão abordados temas como a otimização das competências psicológicas e o impacto das mesmas no rendimento desportivo, nomeadamente no que diz respeito à saúde mental e o bem-estar, à gestão de stress e regulação emocional.

Por último, terão lugar ações de formação sobre nutrição no desporto, desenvolvidas por Cláudia Minderico, direcionadas para atletas, treinadores e encarregados de educação.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais