A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), em colaboração com a Direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), irá organizar a formação Excelência e Performance – Contributos da Psicologia para a Otimização do Processo Desportivo, a cargo de Ana Bispo Ramires, no próximo dia 17 de Outubro, às 20h30, no Auditório do Centro de Alto Rendimento do Jamor.

Cada vez mais, a psicologia desempenha um papel preponderante na performance dos atletas, fazendo-os muitas vezes transcenderem-se em momentos decisivos. Mas a metodologia do treino psicológico não está ainda enraizada no contexto do processo desportivo, ao contrário do que acontece com outras facetas, também importantes, como sejam por exemplo a nutrição, o repouso ou a gestão da época desportiva. Para tal, é importante aprender de que forma esta ferramenta pode ajudar o atleta, por forma a criar a necessidade de a inserir regularmente no treino do dia a dia.

Estas ações iniciar-se-ão com o enquadramento do papel da Psicologia do Desporto no âmbito do modelo geral da Psicologia e do Processo de Treino Desportivo em particular. Seguidamente, serão abordados, de forma mais prática, os contributos da Psicologia do Desporto para a otimização da performance e a elevação dos níveis de eficiência em contexto de treino e competição.

Os destinatários são os:

– Atletas integrados no Projeto Olímpico Tóquio 2020;

– Atletas integrados no Programa de Esperanças Olímpicas;

– Atletas de Alto Rendimento Desportivo;

– Atletas Residentes no CAR Jamor;

– Treinadores de todos os atletas a quem a formação se destina.

Esta formação visa igualmente promover The Olympic Performance, um programa de formação do COP para Atletas e treinadores que tem como missão a difusão de conhecimento de natureza teórico-prática e de um conjunto de disciplinas cientificas junto dos diferentes agentes desportivos. O seu propósito reflete-se na criação de um conjunto de ferramentas que favoreçam a sensibilização e/ou treino de um conjunto vasto de competências, iminentemente associadas a um desempenho desportivo de excelência.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição. A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas disponível.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais